4 Cuidados a ter para andar de bicicleta no inverno

4 Cuidados a ter para andar de bicicleta no inverno

No inverno a maioria dos ciclistas optam por deixar de utilizar a bicicleta devido às condições climatéricas que se fazem sentir. O frio e a chuva intimidam até os mais corajosos, tornando a atividade de andar de bicicleta no inverno uma ação rara no quotidiano das pessoas. Para os resistentes que não desistem de andar de bicicleta no inverno é aconselhável que sigam e respeitem algumas dicas e cuidados para que a atividade de pedalar não se torne desagradável.

O aquecimento é importante

4 Cuidados a ter para andar de bicicleta no inverno

Faça alguns exercícios de aquecimento antes de ir pedalar. No inverno o nosso sistema imunitário está mais fragilizado devido às temperaturas frias, portanto torna-se importante aquecermos o nosso corpo. Inicie a sua viagem de bicicleta com calma e vá aumentando o ritmo gradualmente, assim dá tempo para preparar os seus músculos e articulações.

Vista roupas adequadas

4 Cuidados a ter para andar de bicicleta no inverno

Quando andar de bicicleta no inverno é essencial que vista várias peças de roupa, mesmo que isso implique a perda de alguma mobilidade – manter a temperatura corporal constante é o mais importante.

Nesta estação do ano as extremidades do nosso corpo tendem a ficar mais frias por causa da exposição frequente às temperaturas baixas, portanto use sempre luvas, meias quentes e impermeáveis, gorros e proteções para o pescoço!

Coloque um conjunto de paralamas na bicicleta

4 Cuidados a ter para andar de bicicleta no inverno

Os paralamas são um dos acessórios mais importantes para andar de bicicleta no inverno, uma vez que evitam salpicos de água para o corpo do ciclista e possíveis problemas mecânicos na nossa companheira de duas rodas.

A chuva que cai do céu é limpa, mas a água que o pneu tira do chão é bastante suja com lama e óleo que sai dos motores dos carros e, por isso, afeta bastante o funcionamento correto da bicicleta, principalmente ao nível dos travões e da lubrificação dos mesmos.

Fique atento ao ambiente que o rodeia

4 Cuidados a ter para andar de bicicleta no inverno

Andar de bicicleta no inverno requer atenção redobrada, tanto ao piso, ao tráfego automóvel, como aos pedestres. Assim tenha especial cuidado com o óleo espalhado pelo chão – este é altamente escorregadio, não ande com muita velocidade e não trave nem dê guinadas com o guiador bruscamente.

Lembre-se ainda que os dias são mais pequenos e muito menos luminosos, portanto invista num bom conjunto de luzes e não utilize roupas escuras! Certifique-se de que se faz ver a uma distância considerável e tenha em atenção possíveis pedestres.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo