The Urban
Lifestyle

Dicas

4 Roteiros bike friendly de Norte a Sul
share this articleShare on Facebook15Google+1Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter

4 Roteiros bike friendly de Norte a Sul

Portugal está a acompanhar a tendência de crescimento do cicloturismo e já existem vários estabelecimentos que estão a adaptar as suas infraestruturas para obterem o título bike friendly.

De norte a sul do país, existem casas rurais e hotéis que apostam em percursos de BTT ou de estrada, oficinas de reparação e manutenção de bicicletas, menus ricos em hidratos de carbono, serviço de lavagem de bicicletas, parque de estacionamento, entre outras vantagens para os amantes do ciclismo.

Aldeias do Xisto

4 Roteiros bike friendly de Norte a Sul

 

Este é um projeto que tem por objetivo o desenvolvimento sustentável do turismo das Aldeias do Xisto portuguesas. A ideia é que entidades públicas e privadas se unam na promoção das zonas, criando riqueza através da oferta de serviços turísticos em conjunto com a preservação da cultura e paisagens. Além disso pretendem a dinamização das artes e dos ofícios locais e do património e dos produtos característicos das aldeias.

Atualmente existem cerca de 20 hotéis e vários roteiros bike friendly em Aldeias do Xisto, sendo que a média de preços por noite ronda os 30€, no caso do Camping Oleiros, e os 100 € no Vale do Ninho Nature Houses.

GeoPark Naturtejo

4 Roteiros bike friendly de Norte a Sul

No interior do país – entre os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Rodão – os turistas são brindados não só com o Rio Tejo, mas também com a preservação do território natural e das suas espécies.

O GeoPark Naturtejo é o local ideal para quem gosta de andar ao ritmo da natureza e gosta de apreciar a beleza dos monumentos. Só na área abrangida pelo parque existem 16 geomonumentos reconhecidos pela UNESCO.

Nesta zona existem apenas quatro hotéis com roteiros bike friendly – Hotel Idanha Natura, Hotel Estrela da Idanha, Casa do Forno e O Hotel Fonte Santa.

Montanhas de Portugal

4 Roteiros bike friendly de Norte a Sul

Para os cicloturistas mais aventureiros aconselhamos que experimentem os trilhos mais desafiantes na Serra da Lousã, Serra de Sicó, Serra da Estrela ou na Serra d’Aire e Candeeiros. Estes roteiros também são apoiados por alguns hotéis bike friendly que têm à disposição dos seus clientes inúmeros serviços direcionados para o seu conforto e da sua companheira de duas rodas.

Rota do Românico

4 Roteiros bike friendly de Norte a Sul

Se, para além de ser apaixonado pela sua bicicleta, também é apaixonado por História, a Rota do Românico é o percurso ideal. Esta rota junta três pontos do Património da Humanidade – Porto, Guimarães e Vale do Douro – e é um percurso por 58 monumentos junto aos rios Tâmega, Sousa e parte do Douro

A Norte de Portugal não faltam, também, estabelecimentos bike friendly que proporcionam uma estadia muito agradável.

share this articleShare on Facebook15Google+1Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter