The Urban
Lifestyle

Dicas

5 Dicas para ganhar qualquer subida a pedal
share this articleShare on Facebook0Google+1Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter

5 Dicas para ganhar qualquer subida a pedal

As subidas podem ser motivo de desânimo quando utilizamos a bicicleta como meio de transporte. Difíceis e complicadas, por vezes representam um verdadeiro desafio para quem pedala diariamente (e não só).

Tanto para ciclistas urbanos como ciclistas desportistas, as subidas de alta inclinação podem facilmente transformar um passeio agradável num pesadelo físico.

Para contornar esta situação, temos cinco dicas que o poderão ajudar a superar qualquer subida, seja ela elevada ou não.

Ritmo

5 Dicas para ganhar qualquer subida a pedal

Manter um ritmo constante é muito importante para uma subida bem-sucedida. A velocidade perfeita seria de 90 RPM, ou seja, uma volta e meia no pedal por segundo conjugado com uma respiração equilibrada.

Respiração

5 Dicas para ganhar qualquer subida a pedal

Em longas subidas, respirar devagar e controladamente é crucial para manter um bom ritmo. Deverá sempre inspirar e expirar devagar, e inspirar pelo nariz de forma a filtrar e aquecer o ar para evitar dores na caixa torácica. A dada altura o esforço físico não permite manter este ritmo tão controlado a nível de respiração e por isso poderá inspirar e expirar pela boca mas evite fazê-lo muito rápido pois poderá contribuir para uma resistência menor.

Postura

5 Dicas para ganhar qualquer subida a pedal

A postura influencia bastante na performance nas subidas. Para quem costuma pedalar em pé nas subidas poderá aproveitar o peso do corpo para impulsionar o pedal para baixo (desta forma não há tanta pressão nas pernas), pender a bicicleta para o lado contrário ao qual está a fazer pressão com o pé ao mesmo tempo que também faz este movimento com os braços. Esta postura tende a melhorar a musculatura superior e cansa menos.

Se não se sente confortável em estar de pé na bicicleta, poderá pedalar “sentado”. Nas subidas é importante puxar o guiador para trás de forma a ter mais força nas pernas para pedalar com força (semelhante ao remo). Esta postura poderá ser mais cansativa pois exige resistência e força nos braços.

Altura do selim

5 Dicas para ganhar qualquer subida a pedal

A altura do selim é muito importante, pois se estiver demasiado elevado poderá magoar as costas e se estiver muito baixo poderá ganhar problemas a nível de articulações dos joelhos. Para se certificar que o selim está na altura ideal coloque-se em cima da bicicleta e um pé no pedal. Estique a perna e verifique se a mesma não fica completamente esticada (a postura correta será com a perna ligeiramente fletida). É muito importante estar o mais confortável possível e evitar possíveis problemas nas articulações ou contraturas musculares.

Zigue-Zague

5 Dicas para ganhar qualquer subida a pedal

 

Se a subida for muito íngreme mas espaçada, poderá optar por pedalar em zique-zague e evitar a linha reta. Vai demorar mais tempo a terminar a subida, pois a distância a percorrer aumenta, mas a inclinação relativa diminui, tornando-se vantajoso e mais acessível em caso de subidas extremas.

Uma especial atenção para quem anda de bicicleta em meios citadinos pois não aconselhámos a utilizar este método já que o trânsito rodoviário é muito maior. Deverá sempre tomar a rota mais previsível possível para os automobilistas de forma a garantir a sua segurança.

share this articleShare on Facebook0Google+1Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter