The Urban
Lifestyle

Dicas

A bicicleta e o sol: cuidados a ter
share this articleShare on Facebook0Google+1Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter

A bicicleta e o sol: cuidados a ter

Durante o Verão, não dá para ignorar a vontade de pegar na bicicleta para um passeio despreocupado. E claro que aceitamos de bom grado!

Apesar disso, não nos podemos esquecer que o calor pode ser um amigo traiçoeiro, e existem alguns cuidados a ter quando pedalamos expostos à luz solar intensa e ao calor que se faz sentir. Nesta altura as condições não perdoam e podem ser extenuantes.

Se não nos prepararmos adequadamente, a desidratação e a insolação são apenas dois exemplos das complicações que podemos sentir.

Ainda assim, não vamos deixar de lado a oportunidade de aproveitar o que vai ser certamente o cenário perfeito para uma excelente sessão de ciclismo, quer goste de levar a bicicleta para trilhos de montanha mais desafiantes ou simplesmente desfrutar de uma relaxante pedalada urbana. Para o fazer de forma confortável basta seguir uma mão cheia de conselhos simples.

 Água e mais água

A bicicleta e o sol: cuidados a ter

Manter-se hidratado é a chave para se sentir bem.

O calor faz com que o corpo liberte grandes quantidades de água, através da transpiração, para manter a sua temperatura regulada. A ingestão de líquidos torna-se, então, essencial, equilibrando os níveis de água no corpo.

Mas com água ou uma bebida isotónica, o importante é manter-se hidratado. Daí que tenha sempre à mão uma fonte de líquidos – seja ela um cantil de bicicleta, uma bolsa de água ou simplesmente uma garrafa na mochila!

 Protetor solar

A bicicleta e o sol: cuidados a ter

Lembre-se que o sol é para todos – especialmente os que andam de bicicleta! E a sua pele é a primeira a sentir.

Seja generoso na aplicação, sem se esquecer que a transpiração tende a “lavar” a pele, de modo que é aconselhável voltar a aplicar o protetor solar várias vezes durante o passeio de bicicleta, e usar um produto resistente à água.

 Pedale com estilo

A bicicleta e o sol: cuidados a ter

A luz solar direta é bastante agressiva para os olhos, e tende a tornar-se uma fonte de desconforto. Com a variada gama de óculos especialmente desenhados para a prática de ciclismo no mercado, é fácil encontrar uma boa opção a preços acessíveis. Procure lentes que lhe ofereçam boa proteção ultra violeta – tanto UVA como UVB!

Ou se preferir leve uns óculos que já tem em casa, assegure-se só que não lhe caem facilmente.

Menos pele, mais conforto!

A bicicleta e o sol: cuidados a ter

Evite camisolas sem mangas ou com as costas abertas. Opte por roupa que lhe proteja a pele do ataque solar e que lhe permita respirar. E, claro, que não dificultem o funcionamento da bicicleta. Uma t-shirt de algodão de cor clara e calções funcionam sempre bem – não se esqueça que as alças da mochila também irritam a pele!

Cobrir a cabeça é muito importante. Aconselhamos sempre o uso de capacete, que já cumpre o efeito, mas se não for adepto, use um chapéu ou outro acessório à escolha.

share this articleShare on Facebook0Google+1Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter