Antuérpia: a cidade bike friendly

Antuérpia: a cidade bike friendly

A Bélgica é mundialmente reconhecida como um dos pontos de interesse para quem gosta de fazer cicloturismo, uma vez que o seu excelente sistema de ciclovias liga as principais cidades – Antuérpia, Bélgica, Bruges, Bruxelas e Gante – entre si.

É na maior cidade do país, Antuérpia, que o fluxo de bicicletas, a partilha das mesmas e a cultura de utilização por diversas faixas etárias e económicas se destaca, tornando-a numa cidade bike friendly.

Assim, como será a melhor forma de visitar este centro de história, rico em igrejas, castelos e obras de arte? De bicicleta, sem sombra para dúvidas.

Estação Central

Antuérpia: a cidade bike friendly

Construída no final do século XIX, a “Centraal Station” de Antuérpia é uma das mais fascinantes estações ferroviárias do mundo, tendo já ganho prémios notáveis. Para além de possuir uma decoração impressionante e uma fachada de cortar a respiração, possui um shopping com diversas lojas e um dos maiores e melhores parques de bicicletas do mundo – aspeto que contribuiu para a nomeação como cidade bike friendly.

Catedral de Nossa Senhora

Antuérpia: a cidade bike friendly

Atualmente guardiã de várias obras de arte, como algumas pinturas de Rubens e o túmulo de Isabella de Bourbon, a Catedral de Nossa Senhora é um edifício romano-católico que remonta ao século XIV.

Construída em pedra e em estilo gótico, este monumento já foi um dos edifícios mais altos do mundo, sendo que hoje em dia a sua torre ainda domina as paisagens da cidade.

Castelo Steen

Antuérpia: a cidade bike friendly

Conhecido como “A Pedra”, este castelo é o edifício mais antigo da Antuérpia e o único que escapou à demolição no século XIX, durante a construção das docas no rio Scheldt. Já passou por várias transformações, tendo sido prisão e museu. Atualmente alberga o Museu Nacional Marítimo, podendo-se avistar em redor o rio e o Porto de Antuérpia.

Museu de Belas Artes

Antuérpia: a cidade bike friendly

Aqui podemos visitar as mais diversas obras de artistas flamengos e do mais famoso de todos eles, Rubens. Este palácio foi construído entre 1884 e 1890 e foi uma das principais atrações da Exposição Mundial de 1894, que aconteceu na Antuérpia.

Praça de Groenplaats

Antuérpia: a cidade bike friendly

Localizada no centro histórico da cidade, a praça de Groenplaats é uma das mais importantes de Antuérpia. Aqui podemos encontrar hotéis, cafés e bares, locais perfeitos para nos envolvermos com a história, cultura e gastronomia locais.

Curiosamente, até ao final do século XVIII a praça era o principal cemitério de Antuérpia, sendo apenas movido durante a ocupação austríaca.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo