4 Alimentos para dar força no pedal

Bike food: 4 alimentos para pedalar com força

Cada estilo de vida requer uma determinada alimentação e, certamente, uma pessoa que utilizar o carro para se deslocar durante o dia a dia não tem as mesmas necessidades de quem utiliza a bicicleta.

Utilizar a bicicleta como forma de transporte não deixa de ser um exercício físico, e é necessário repor alguns nutrientes no organismo de modo a combater a fadiga e desidratação (principalmente durante a altura do Verão onde o calor exige mais de nós).

Alimentos a escolher

4 Alimentos para dar força no pedal

Para pedalar da forma mais saudável possível, é necessário consumir alguns alimentos que nos dão energia e beber muita água para hidratar. Além disso, o que comemos vai interferir diretamente na nossa performance assim como a recuperação ao final do dia (claro que depende da distância percorrida e tipo de rota).

1. Massa

Pode parecer ironia, mas não é. Os carboidratos são uma fonte de energia indispensável para quem puxa o corpo a nível físico. Ao contrário das gorduras e açúcares, os carboidratos são facilmente transformados em energia.

Claro que não tem de comer apenas massa, dentro deste grupo também está o arroz, pão, bolachas e algumas frutas que contribuem para altos níveis de energia.

2. Peixe

É importante ter o peixe como parte da dieta, especificamente peixes gordos como o atum ou salmão. Estes peixes têm um alto nível de ómega 3 e ácidos gordos que ajudam os músculos, evitando o desconforto de ficar dorido.

3. Frutas e vegetais

Amados por uns e odiados por outros, os vegetais têm de fazer parte do seu dia a dia. Para quem anda de bicicleta estes são os mais importantes:

  • Cenoura: contribui para o sistema imunitário;
  • Tomate: protege a pele do sol;
  • Frutos dos bosques (amora preta e mirtilos): antioxidantes que atuam como anti-inflamatórios;
  • Brócolo: contém propriedades nutricionais que contribuem para a produção dos glóbulos vermelhos, promovendo o bem-estar do corpo (além de conter mais vitamina C que uma laranja!).
 4. Carne branca ou soja

As proteínas são essenciais para quem pedala todos os dias e podem ser adquiridas através de carnes brancas como o frango e peru, ou através da soja. As carnes vermelhas devem ser evitadas devido ao seu alto nível de gordura.

Água, água e mais água

4 Alimentos para dar força no pedal

Devemos beber água todos os dias, a toda a hora – cerca de 1,5L por dia- mas nunca é demais reforçar que para evitar uma possível desidratação tem de ter sempre à mão uma garrafa de água ou um recipiente próprio para o efeito. Beba bastante antes de pegar na bicicleta e durante o percurso.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo