Como limpar a tua bicicleta e eliminar as manchas difíceis

Como limpar a bicicleta e eliminar as manchas difíceis

A tua bicicleta leva-te para o trabalho e a passear ao fim de semana, por isso deves ter com ela os mesmos cuidados que terias com um carro ou outro meio de transporte! Se a limpares regularmente, além de teres uma bicicleta sempre a brilhar, vais prolongar a sua vida útil e ela vai prolongar o teu bem-estar.

Limpar a bicicleta passo a passo

Antes da limpeza, calça umas luvas e lê bem o rótulo de quaisquer produtos especializados que vás usar. Também dá jeito saberes de antemão como tirar óleo de bicicleta e como tirar ferrugem da roupa – mais vale prevenir do que remediar.

1. Remove a sujidade seca e o pó com água. O ideal é molhar todas as partes da bicicleta com uma mangueira comum, mas com um jato de pressão leve para nenhuma peça ser deslocada ou danificada.

2. Limpa o quadro com um pano seco. Aconselhamos que utilizes um produto próprio para limpeza de bicicletas para não sacrificares a tinta original.

3. Segue o mesmo processo para limpar o sistema de transmissão, mas deixa o produto atuar durante alguns minutos, usando depois uma escova para conseguires remover a sujidade mais difícil.

4. Faz uma mistura de água quente com detergente da loiça e agita bem até fazer espuma. Usa uma esponja para lavar melhor o quadro e as rodas. A água quente vai ajudar a amolecer vestígios de lama seca, tal como a remover vestígios de óleo ou sujidade ainda agarrados à bicicleta.

5. Posiciona a corrente o mais esticada possível e limpa-a com um desengordurante e uma escova de cerdas duras (ou uma escova de dentes velha). Faz uma limpeza profunda entre todos os elos e depois passa um pano seco na corrente para remover algum excesso de desengordurante.

6. Enxagua bem todas as partes da bicicleta – se possível com uma mangueira a leve pressão.

7. Quando a bicicleta estiver seca, aplica um lubrificante próprio nas partes móveis como a transmissão. Lubrifica também a corrente com um óleo próprio para o efeito – aplica apenas uma gota por elo e vai girando lentamente os pedais para a corrente ficar bem oleada.

8. Finaliza passando um pano seco e limpo na bicicleta para que fique mais brilhante.

 

Dar brilho

Dica importante para limpar a bicicleta: um bom ciclista sabe que a manutenção das peças móveis da bicicleta é essencial para manter a ferrugem afastada – principalmente na corrente. Mas, se te desleixaste e surgiram algumas manchas de ferrugem, usa uma lixa fina para as remover. Também podes recorrer a vinagre branco ou a limão e sal, que fazem com que a ferrugem se solte da superfície da bicicleta.

Boa limpeza e boas viagens!

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo