The Urban
Lifestyle

Bike Essentials

Como limpar os diferentes acessórios da tua bicicleta
share this articleShare on Facebook0Google+1Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter

Como limpar os diferentes acessórios da tua bicicleta

Selim, campainha, espelho retrovisor, pneus, corrente, pedais, para-lamas, refletores, punhos, cestinho, capacete, alforges. A tua bicicleta é mais do que um quadro giro e duas rodas! Especialmente se pedalas todos os dias, uma limpeza regular da bicicleta e seus acessórios garante que ela dura mais tempo e em bom estado.

Se daí desse lado estás a pensar “que trabalheira!”, o guia que se segue promete tornar esta tarefa mais fácil. Antes de começar reúne os essenciais: balde, bacia grande, esponjas, escova de cerdas ou uma escova de dentes velha, detergente neutro, desengordurante e lubrificante adequados para a tua bicicleta e luvas de borracha. Mãos à obra?

 

Capacete

Não precisas de lavar depois de cada viagem, mas se queres um capacete livre de maus odores e bactérias convém limpá-lo com regularidade. Para uma limpeza mais superficial, passa uma esponja molhada em água fria. Para uma limpeza mais a fundo, podes dissolver um pouco um detergente com pH neutro em água fria. No final, enxagua com água e deixa secar ao ar livre.

 

Iluminação

A não ser que o teu equipamento de iluminação seja completamente à prova de água, o melhor é evitar submergi-lo em água. Em vez disso, é aconselhável limpar as luzes com um pano húmido, passando um pano seco logo de seguida.

 

Alforges e malas

Confirma as instruções do fabricante na etiqueta e confirma se podes usar água nestes acessórios. Se precisares, vê o que significam os símbolos de lavagem aqui.  Para alforges de tecido, lavar à mão é a opção preferida. Dessa forma vais conseguir eliminar a gordura e sujidade e preservar as fibras e os elásticos do material. Enche uma bacia com água fria e um detergente para peças delicadas. Enquanto isso, retira todo o conteúdo da tua mala e aspira o interior, removendo o excesso de sujidade com um pano molhado ou uma toalhita. Se houver nódoas coloca detergente diretamente na mancha esfregando com uma escova de dentes velha. Por fim, mergulha a mala na mistura de água e detergente, esfrega suavemente e enxagua-a bem, garantindo que retiras todos os restos de espuma — não deixes a mala de molho.

 

Atrelados para crianças, carga e animais

Retira todas as partes removíveis em tecido destes acessórios e lava-as seguindo os mesmos passos da lavagem dos alforges e malas. Para limpar a estrutura, aplica primeiro um desengordurante com uma escova de dentes velha e passa um pano seco. Quando estiver limpo, aplica um lubrificante adequado para o efeito.

 

 

Como limpar os diferentes acessórios da tua bicicleta

Cestos e porta cargas

Se tens um cesto de vime, começa por aspirá-lo para remover sujidade em excesso. Podes também utilizar uma escova de dentes para chegar onde o aspirador não consegue. Depois, passa um pano húmido para finalizar e seca logo de seguida. No caso de vime sintético, podes lavá-los com água fria e um detergente com um pH neutro, secando depois ao ar livre ou usando um secador de cabelo.  Os cestos de carbono ou arame devem ser tratados com um produto específico para estes materiais, de forma a evitar a sua oxidação.

 

Selim

Para tratar um selim de pele sintética ou genuína, é aconselhável passar apenas um pano humedecido em água morna e um pano seco logo de seguida. Para hidratar, o melhor é teres à mão uma cera para tratar couro. No caso de quereres tratar um selim de camurça, escolhe uma escova específica para limpeza de camurça, com cerdas metálicas de um lado e cerdas macias do outro, para remover os resíduos primeiro e alisar o material de seguida. Passa a escova sempre no sentido da fibra do tecido. E para conservares o teu selim durante mais tempo e protegê-lo da chuva, que tal investires numa capa de selim gira?

 

Boas limpezas e boas viagens!

share this articleShare on Facebook0Google+1Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter