Essenciais: inverno by bike

Essenciais: inverno by bike

O Inverno é definitivamente a estação mais desafiante para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte diário. Seja pelo frio, pela chuva ou pelo vento, pedalar pode ser de facto uma aventura.

Para quem pedala em cidades onde chove bastante (como por exemplo, Braga) e o frio está sempre presente para nos dar o bom dia com arrepios, elaborámos algumas dicas que o vão ajudar a pedalar da forma mais confortável possível (e evitar as constipações de preferência).

Chuva

Essenciais: inverno by bike

Uma consequência da chuva é o piso molhado. Embora a chuva até nos possa dar tréguas em determinada altura do dia, o piso está molhado e isso significa que nos vamos sujar. Para dar a volta a este problema deve usar um guarda-lama para o ajudar a manter seco e limpo, pois apenas eles estarão em contacto com a sujidade do chão, deixando-o livre para desfrutar da sua viagem.

No que toca à manutenção da bicicleta, aconselhamos a colocar um óleo que resista melhor à chuva ou pisos molhados. Este deverá ter uma consistência mais espessa, para prevenir a perda de lubrificação enquanto pedala. Também deverá remover com um pano seco as gotículas na estrutura da bicicleta e, caso utilize travões de calços, deverá limpar ocasionalmente as rodas para manter o poder de travagem.

Frio

Essenciais: inverno by bike

Todos sabemos que, por muito frio que esteja lá fora, o exercício físico vai aquecer o corpo e, consequentemente, vamos transpirar. Chegar a um local (seja ele trabalho, café ou casa) suado é uma sensação bastante desconfortável e queremos evitar isso. Como? O segredo está nas camadas!

Esqueça a ideia de sair de casa como se fosse para a Serra da Estrela, mas invista em várias camadas de roupa que poderá retirar ao longo do seu percurso e sentir-se mais leve durante a viagem. Desta forma a pele também poderá respirar melhor e não chegamos ao nosso destino num 8.

Uma importante exceção passa por proteger bem as extremidades do corpo – mãos, pés e cabeça – pois são as que enfrentam diretamente o frio enquanto pedala.

Pouca luz

Essenciais: inverno by bike

Os dias ficam mais curtos e por isso as probabilidades de pedalar durante a noite são bem maiores do que em outra estação. Por esse motivo deverá utilizar luzes na bicicleta e, se possível, refletores na roupa para estar sempre bem visível para todos.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo