The Urban
Lifestyle

Bike Essentials

Itens indispensáveis
share this articleShare on Facebook0Google+1Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter

Itens indispensáveis para uma viagem de bicicleta

Bicicleta e capacete são itens indispensáveis para uma viagem de bicicleta. Mas além destes dois, há tantos outros que podem contribuir para que a experiência de viajar pedalando seja inesquecível e porque não: uma das melhores da vida.

Depois de adquirir estes itens indispensáveis, acople-os na bicicleta, faça as malas, ou melhor: o alforge e boa viagem!

Roupa de ciclismo

As roupas para ciclismo possuem uma tecnologia aplicada que influencia 100% na pedalada. Ao escolher, não leve em consideração as cores – geralmente elas são bem chamativas para despertar a atenção dos motoristas e pedestres – mas sim o conforto que as peças lhe proporcionam. E se há dúvidas quanto ao uso de bermuda de free ride, aquelas que possuem uma parte acolchoada por dentro, só tenho algo a dizer: experimente! Depois… conversamos!

Luvas

Para evitar formigamento nas mãos e ter mais conforto na sua viagem de bicicleta, leve luvas. Se estiver em dúvidas a respeito de qual modelo escolher, opte pelos que possuem gel nas palmas. Estes são ainda mais confortáveis!

Protetor solar

Parece clichê inserir o protetor solar numa lista de itens indispensáveis para uma viagem de bicicleta, não é? Mas acontece que é mesmo, tanto no Verão como no Inverno! E muitos ciclistas, ainda o esquecem na hora de organizar o alforge. Não seja um desses, viu?

Alforge

Alforge pode ser um nome nada conhecido para quem nunca viajou de bicicleta. Mas se está pensando em como irá carregar toda a sua bagagem, é bom que passe a conhecer não só o nome, mas como organizar nesse item tudo o que precisa levar para a viagem.

Um alforge é uma mala especifica para bicicletas com bagageiro traseiro ou dianteiro. Há vários modelos, aconselha-se sempre o uso de dois – um de cada lado, para distribuir o peso e facilitar o equilíbrio. Escolha aquele que melhor se enquadre nas necessidades da viagem!

Escolha o formato do seu alforge

 

Bagageiro ou grade

Bagageiro ou grade é um suporte metálico que permite acoplar o alforge. Este item é acoplado atrás da bicicleta e o modelo de escolha deve ter um “cotovelo” virado para trás, para evitar que o alforge entre na roda.

Bolsa de hidratação

É na bolsa hidratação que poderá carregar água para beber de 20 em 20 minutos. É um item indispensável para uma pedalada de longa duração! Escolha um modelo que se adapta às costas para não sentir desconforto nem dores.

Bolsa de guiador

Presa no guiador da bicicleta, esse tipo de bolsa é sinónimo de praticidade e é ideal para guardar itens que necessitam sempre estar ao alcance das mãos na sua viagem de bicicleta, como por exemplo, dinheiro, documentos, máquina fotográfica, protetor solar, etc.

Bolsa de Guiador

Para-lamas

Há como prever, mas nem sempre como evitar uma pedalada na chuva ou então numa estrada cheia de poças de água ou lama, não é? Para um cenário desses, escolha um par de para-lamas para inserir na traseira e na dianteira da bicicleta. O uso deste item evita que areia, lama e água do chão atinjam a corrente e o ciclista. O uso do para-lamasol numa bicicleta também é importante para uma viagem de bicicleta em percursos cheios de pedras.

Campainha

Se ainda não tem, depois de ler este artigo não há mais desculpas! A buzina serve para alertar pedestres e os carros sobre a passagem de uma bicicleta. Em ruas estreitas ou em pedonais, o uso da buzina torna-se inevitável!

Buzina para alertar

Espelho retrovisor

Estamos falando de uma viagem onde certamente enfrentará mais trânsito do que num habitual passeio urbano, certo? O uso de espelho retrovisor torna-se um item indispensável a ser acoplado na bicicleta. Lembre-se que ele reduz a necessidade das olhadas para traz, além de mostrar os carros que se aproximam. Um espelho retrovisor será o melhor amigo na hora de atrever ruas e cruzamentos.

Luzes de sinalização

Quer seja luzes alimentadas por pilhas ou baterias, devem estar na traseira e na dianteira da bicicleta.

Luzes de sinalização para viagem de bicicleta

Kit de ferramentas para uma viagem de bicicleta sem percalços

Acidentes acontecem, mas o que não pode acontecer é ter de interromper uma viagem de bicicleta super wow porque não dispõe de ferramentas para consertar um pneu ou qualquer outro probleminha que a bicicleta apresente. Um kit de ferramentas básico para um momento SOS numa viagem de bicicleta é canivete compacto, câmera de ar, mini bomba (esta pode ser presa no quadro da bicicleta) e 2 espátula para agilizar a retirada do pneu caso um furo ocorra durante a pedalada. Além de levar estes itens na viagem, é necessário que saiba usá-los, ok?

 

Escrito por Naiara Back – founder do blog “Aqueles que Viajam” e criadora do projeto Aqueles que viajam de bicicleta”, o qual tem como patrocinador oficial a Go By Bike. Ambos temos como missão inspirar as pessoas a terem experiências incríveis viajando pelo mundo de bicicleta.

share this articleShare on Facebook0Google+1Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter