Passear de bicicleta em Portugal

Passear de bicicleta pelas praias do Norte de Portugal

No norte de Portugal há cada vez mais percursos para passear de bicicleta junto ao mar. Além disso, as vias possibilitam diversas experiências, como por exemplo, entre uma pedalada e outra, mergulhar no mar, caminhar pela areia, tomar sol numa esplanada e admirar a vista…

Várias são as pistas do Norte de Portugal para passear de bicicleta. Conheça, aventure-se!

De Vila Nova de Gaia até Espinho

Do cais de Gaia, passando pela aldeia de pescadores da Afurada até a foz do Douro ao Cabedelo… mas e o mar? Calma lá…. Esse percurso inicia com cenários típicos do norte de Portugal e dali em diante o que era um passeio ribeirinho transforma-se numa das mais belas pistas do litoral norte. São 10 km até São Félix da Marinha às portas de Espinho. Se deseja pedalar mais um bocadinho, prepare-se para um percurso de passadiço sobre as dunas até chegar à praia de Espinho.

O azul do litoral português será um fiel companheiro. Passará pelas praias da Granja, Aguda, Miramar, Madalena, entre tantas outras… pedalar por aqui só tem uma dificuldade: resistir às belas paisagens e ao convite das esplanadas.

Passear de bicicleta na praia da Afurada

De Vila do Conde até Póvoa do Varzim

Tendo o Forte São João Baptista como ponto de partida e a presença do mar durante todo o percurso, por 4 km poderá passear de bicicleta pela Ciclovia da Marginal Atlântica numa pista asfaltada dedicada exclusivamente aos ciclistas.

Ao lado esquerdo, de quem pedala de Norte para o Sul, poderá avistar vários bairros de pescadores. Esse é um passeio que passa pela foz do Rio Ave em Vila do Conde e vai até à marina de Póvoa do Varzim.

De Viana do Castelo até Ponte de Lima

Vários quilômetros de ciclovia, divididas entre mar, rio e montanha propõe um incrível passeio de bicicleta pelo norte de Portugal. Mas é entre o Portinho do Lumiar e o Forte da Praia Norte, em Viana do Castelo que poderá pedalar 4,4 km junto ao mar. É por aqui que irá passear de bicicleta e sentir a brisa no rosto e o cheio da maresia.

De Viana do Castelo poderá ir mais além. Poderá pedalar pela ecovia do Rio Lima e ir até a cidade de Ponte de Lima. Aqui, a praia deixa de fazer parte do cenário para dar espaço ao rio.

Esposende

Em Esposende poderá passear de bicicleta pela marginal que tem início junto ao tribunal da cidade e segue paralelo ao Rio Cávado, encerrando na foz, na rua do farol, em frente ao oceano Atlântico.  Além das praias, durante o percurso avistará jardins e parques infantis, a marina, entre, monumentos e outras atrações. São cenários típicos de uma cidade com locais incríveis para serem descobertos sobre duas rodas.

Caminha

Pedale pelo primeiro percurso de ecovia do Atlântico inaugurado em Portugal! Mas não só – em Caminha poderá passear de bicicleta por três ecovias: Foz do Minho, Caminho do Sargaceiro e Caminho das Camboas. Todas lhe colocam em contato com lindas paisagens e claro, com a praia!

Passear de bicicleta em Caminha

Não tem uma bicicleta para passear pelas praias do norte de Portugal? Oh! Alugue uma aqui!

Escrito por Naiara Back – founder do blog “Aqueles que Viajam” e criadora do projeto Aqueles que viajam de bicicleta”, o qual tem como patrocinador oficial a Go By Bike. Ambos temos como missão inspirar as pessoas a terem experiências incríveis viajando pelo mundo de bicicleta.

* Fonte das imagens: ciclovia.pt

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo