Quatro patas sobre duas rodas

Para os amantes de bicicleta e amantes de animais de estimação (especificamente o companheiro canino), um bom passeio ao ar livre é sempre agradável e relaxante. Se tem um companheiro de quatro patas, porque não levá-lo consigo? Aprecie a companhia do seu melhor amigo enquanto pedala!

Dois companheiros felizes

Passeios de bicicleta: melhor amigo sobre rodas

As vantagens de levar o seu melhor amigo consigo em passeios de bicicleta são imensas. Podem criar uma rotina positiva para ambos, praticarem exercício em conjunto e contribuir para uma maior estabilidade emocional e sociabilização do animal, além de ter uma companhia muito agradável!

 

Como passear com o seu cão

Passeios de bicicleta: melhor amigo sobre rodas

Para levar o seu cão enquanto pedala existem algumas formas originais de o fazer. Poderá levá-lo ao seu lado, com ajuda de uma trela e enquanto pedala o seu companheiro poderá fazer exercício ao seu lado acompanhando o ritmo da bicicleta (este tipo de passeio será mais adequado a cães treinados).

Também poderá utilizar sistemas de segurança como o “Springer”, Bike Tow Leash” ou “Walky Dog” para pedalar em segurança com o seu melhor amigo. Todos estes suportes funcionam de forma semelhante, onde a intenção é controlar a força que o seu animal exerce durante o passeio, manter uma distância de segurança entre o patudo e a bicicleta e prevenir que o mesmo fuja para a estrada.

Passeios de bicicleta: melhor amigo sobre rodas

Infelizmente, todos os anos milhares de cães são abandonados no Verão, especialmente em altura de férias. Esta triste realidade pode (e deve) ser evitada! Uma das soluções pode ser a prática de clicloturismo na companhia de quem mais gosta, e claro, do seu melhor amigo. Existem soluções práticas como os atrelados onde pode transportar o seu patudo para onde quiser.

Passeios de bicicleta: melhor amigo sobre rodas

Se pretende uma tarde de lazer mais calma, poderá optar por transportar o seu animal em atrelados simples, ou outros suportes que sejam seguros e resistentes ao peso e tamanho do cão.

Dicas e conselhos para pedalar em segurança com o seu patudo

  1. É preciso ter atenção em utilizar o acessório mais adequado ao peso e tamanho do animal para que o passeio seja o mais confortável possível para ambos.
  2. Apresente a bicicleta ao seu companheiro e deixe-o habituar-se. Desta forma será mais fácil para ele criar uma ligação positiva à bicicleta e apreciar os passeios que virão.
  3. Enquanto estiver a passear de bicicleta, interaja com ele e felicite-o pelo bom comportamento. Este tipo de atitude fará com ele se sinta orgulhoso e contente por estar a fazer um bom trabalho.
  4. Mantenha uma velocidade moderada e agradável para o poder acompanhar a um ritmo saudável.
  5. Leve sempre água consigo para poder hidratar o seu patudo ao longo do passeio, evitando possíveis problemas como desidratação e temperatura corporal elevada.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo