Top ecovias em Portugal

Top ecovias em Portugal

Portugal tem vindo a investir na construção de ecovias e aposta num planeamento urbano mais acessível para os ciclistas (urbanos e não só). Apesar desta alteração de mentalidade e apoio a uma forma de transporte mais saudável e ecológica, ainda nos encontrámos muito aquém do resto da Europa (mas estamos no bom caminho!).

Olhando para o lado positivo deste panorama, podemos afirmar que temos ecovias onde o Plano Nacional de Ecopistas da REFER aposta na requalificação e reutilização de antigas linhas de comboio um pouco por todo o país (Norte, Centro e Alentejo), além do esforço plausível de vários Municípios.

Ecovia do Vouga

Top ecovias em Portugal

A linha do Vouga é um troço ferroviário que liga a linha do Norte, em Espinho, à linha do Dão, em Viseu com uma extensão de 140km. A requalificação desta linha teve como objetivo transformar este troço numa ecovia ciclo pedonal com 80km de extremo valor paisagístico, turístico e ambiental.

Ecovia do Montado

Top ecovias em Portugal

Esta ecovia é considerada uma infraestrutura desportiva, recreativa e de lazer, proporcionando diversos momentos de lazer e atividades ao ar livre. Este troço desenvolve-se no sentido nordeste-sudoeste e alberga várias espécies de flora e fauna com interesse comunitário.

Ecovia do Rio Minho

Top ecovias em Portugal

A restruturação de um antigo ramal ferroviário entre Valença e Monção possibilitou a criação de uma ecovia com valor para a região, através da reunião de pontos de interesse histórico/culturais, o turismo, recreio e lazer, conservação da natureza e valorização dos sistemas naturais existentes.

Ecovia do Dão

Top ecovias em Portugal

Na zona centro, encontra-se uma das maiores ecovias de Portugal: a ecovia do Dão. São mais de 48 km assentes no antigo ramal do Dão, unindo 3 Concelhos de uma forma muito suave com perfil público. Para esta ecovia o Município de Viseu pretende abrir uma via de comunicação para o lazer, desporto, atividades recreativas, culturais e de proteção e promoção ambiental. Em jeito de curiosidade, ao longo desta ecovia, cada Município está identificado com uma luz diferente: vermelho para o percurso de Viseu, verde para Tondela e azul para Santa Comba Dão.

Ecovia das Aldeias do Xisto

Top ecovias em Portugal

Reunindo em parceria 16 Município da Região Centro, a rede das Aldeias do Xisto é um projeto em desenvolvimento sustentável pelo desenvolvimento do território, lutando contra a desertificação humana e esquecimento. Com centros de BTT para promover esta ecovia, todas as infraestruturas estão garantidas ao longo do percurso como estacionamento, balneários e estações de serviço para bicicletas em regime de self-service.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo