As ciclovias são um dos elementos principais para uma maior mobilidade de pedestres e ciclistas, bem como para o desenvolvimento sustentável das cidades. Embora não seja um tema novo, recentemente ganhou uma maior expressão e têm surgido alguns projetos que serão um autêntico sonho para habitantes e para turistas.
London Underline em Londres
A Gensler – empresa de arquitetura – apresentou um projeto onde sugere a utilização da rede de túneis não utilizados na cidade como ciclovias. Com o aumento crescente de população o principal objetivo passa por reduzir os engarrafamentos rodoviários, criando alternativas de percurso para pedestres e ciclistas.
Skycycle em Londres
Ainda em Londres, Norman Foster – arquiteto – apresentou uma contra proposta ao London Underline. A ideia é fazer uso das infraestruturas existentes para as linhas de comboio e criar uma estrada acima das mesmas que interligue vários pontos da cidade. Assim, pedestres e ciclistas passarão a ter uma estrada só para eles.
Velo city em Toronto
Do outro lado do Atlântico, o arquiteto Chris Hardwicke projetou uma “estação de metro”, com pontos de localização central para uma fácil transição de volta às ruas da cidade, destinado a pedestres e ciclistas, podendo estes utilizar os canais independentemente das condições climatéricas.
Veloway em Melbourne
Na Austrália, o assunto da mobilidade urbana ganha força com um projeto que defende a criação de “auto estradas” exclusivamente para ciclistas. A ideia é, a partir das rodovias já existentes, separar determinado espaço para os ciclistas poderem pedalar em segurança.
Starpath no Reino Unido
No Reino Unido está a ser testada a utilização de um líquido solar que reforça a iluminação das ciclovias durante a noite. O líquido, após absorver a luz solar durante o dia, reproduz uma luz azul brilhante que dá aos ciclistas a iluminação necessária para pedalar durante a noite. Este produto torna a superfície antiderrapante, reduzindo possíveis quedas e lesões.
SolaRoad em Amesterdão
Amesterdão tem a primeira ciclovia solar do mundo. Localizada a 15 milhas a norte da cidade foi construída com células solares incorporadas em placas em forma de quadrados. O objetivo para os próximos três anos é determinar que quantidade de eletricidade é gerada a partir desta experiência.
Hampline em Memphis
Na cidade de Memphis foi criado um movimento para a construção de uma ciclovia com duas vias, protegidas do trânsito e com sinais de trânsito para bicicleta através de uma plataforma de crowdfunding. A ideia é que cada cidadão contribua com a quantia que desejar para a construção da infraestrutura.