3 Cuidados a ter para andar de bicicleta no Outono

3 Cuidados a ter para andar de bicicleta no Outono

Andar de bicicleta no outono é visto como um pesadelo por muitas pessoas, ora porque alguns cuidados essenciais para com a nossa bicicleta foram esquecidos, ora porque esta é a estação das primeiras chuvas e do frio.

Assim, torna-se importante preparar a nossa bicicleta para esta estação do ano, bem como nos preparamos para os próximos meses, não esquecendo que andar de bicicleta no outono é uma excelente oportunidade para aproveitar os dias cheios de cores e sentir o vento na cara.

Iluminação

3 Cuidados a ter para andar de bicicleta no Outono

 

Com a chegada do Outono os dias ficam mais curtos o que significa que o período de luz natural também é mais curto e há uma maior probabilidade de pedalar durante a noite, desta forma é importante mudar as baterias do sistema de iluminação da bicicleta ou investir num bom kit de iluminação.

Existem ainda os coletes reflectores que, apesar de não serem bonitos, cumprem a função de identificar a pessoa que o veste a uma longa distância. Quanto aos reflectores, também existem em roupas especialmente desenhadas para quem anda de bicicleta, bem como em alforges, bolsas e alguns tipos de pneus.

Condução

3 Cuidados a ter para andar de bicicleta no Outono

Andar de bicicleta no outono requer muita atenção ao tipo de condução praticada. O outono é a estação das primeiras chuvas, sendo que estas limpam o pavimento do óleo dos carros o que torna a circulação muito escorregadia e, por consequência, perigosa. Assim, nunca se deve travar, nem virar em cima de marcas de água multicolor além de evitar travar a fundo sobre folhas molhadas coladas no chão, marcas de passadeiras, calçada portuguesa e carris de eléctricos.

Os pneus da bicicleta devem também ser alvo de atenção redobrada. Os pneus utilizados para andar de bicicleta no outono e durante o tempo de chuva devem ser diferentes dos utilizados durante o tempo seco (mais duráveis e com menos hipóteses de deslizamento).

Por último, é importante ter em atenção o estado dos travões da bicicleta, uma vez que circular com pressa e travar abruptamente é garantia de uma queda por deslizamento.

Vestuário

3 Cuidados a ter para andar de bicicleta no Outono

O outono é conhecido pelas oscilações de temperatura, portanto o ideal é andar vestido por camadas e com peças de roupa mais compridas na parte traseira. Algumas peças de vestuário muito úteis para andar de bicicleta durante o outono são os corta vento, as capas de chuva e o vestuário impermeável.

De notar que o capacete nunca deve ser esquecido (sendo este uma boa ajuda para combater o frio) e nos dias mais inconstantes um par de luvas, um casaco e um par de calças impermeáveis e transpiráveis são a escolha ideal para, confortavelmente desfrutar de uma viagem sem dramas climáticos.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo