Em Portugal é cada vez mais comum andar de bicicleta e é uma realidade cada vez mais presente no quotidiano das pessoas. Assim sendo, andar de bicicleta diariamente traz inúmeros efeitos positivos não só para os seus utilizadores, como para o meio ambiente.
Economia de dinheiro
Hoje em dia a compra de um carro, mesmo em segunda mão, não está ao alcance de toda a gente. Este é um investimento que traz consigo outros encargos (seguro, imposto de selo, troca de óleo, mecânico). Posteriormente – principalmente para quem vive em cidades – arranjar um lugar de estacionamento é uma autêntica dor de cabeça.
Assim, a utilizar a bicicleta assume-se como um investimento muito mais económico, tornando-se numa opção viável no que toca ao estacionamento, gastos em combustível ou mesmo no reparo de possíveis danos.
Economia de tempo
Para quem gosta de aproveitar o seu tempo até ao último minuto, a utilização da bicicleta tem duas excelentes vantagens: o tempo gasto em determinado percurso apenas depende da pessoa, ou seja, do tempo que o mesmo tem disponível e/ou da sua condição física.
Para além da pontualidade, a bicicleta é o meio de transporte mais rápido e eficiente durante as chamadas “horas de ponta”.
Saúde e vida mais saudável
Se é uma daquelas pessoas que diz não ter tempo para praticar desporto, andar de bicicleta regularmente previne doenças cardíacas, circulatórias, aumenta a resistência aeróbica, reduz a obesidade e aumento o tempo de vida.
Este meio de transporte também proporciona resultados físicos bastantes visíveis, como o aumento da massa muscular, a melhoria da capacidade respiratória e não tem qualquer tipo de obrigatoriedade de presença ou custos mensais como a ida a um ginásio.
Menos stress e preocupação
Andar de bicicleta permite uma maior sensação de liberdade ao utilizador e, por consequência, uma redução dos níveis de stress, preocupação e melhora o humor. Ao utilizar a bicicleta, deixará de enfrentar os congestionamentos do trânsito e terá mais tempo para apreciar as paisagens que o rodeiam, bem como para falar com possíveis pessoas na rua.
Respirar um ar menos poluído
Aconselha-se que os ciclistas evitem grandes avenidas, uma vez que é aí que existe uma maior concentração de carros e poluição. É preferível optar por vias mais tranquilas.
Em suma, pedalar é sinónimo de pensar no futuro das novas gerações e do meio ambiente, contribuindo assim para a melhoria do ar que respirámos. Existe algum transporte mais vantajoso e eco friendly do que a bicicleta? Nós respondemos que não.