6 Dicas para pedalar na cidade

6 Dicas para pedalar na cidade

Andar de bicicleta contribuiu para uma boa saúde, menos trânsito e menos gastos monetários, porém pedalar na cidade nem sempre é fácil. Manter um metro de distância da berma e dos veículos estacionados, seguir pelo centro da via quando estiver parado num semáforo são alguns exemplos de regras que devemos cumprir.

Não seja tímido

6 Dicas para pedalar na cidade

Pedalar na cidade torna-se um autêntico desafio principalmente nas horas de ponta onde o trânsito é caótico e cada um precisa de lutar pelo seu perímetro de segurança e condução. Se for necessário e tivermos confiança, não devemos ter medo de utilizar a estrada, desde que conheçamos a nossa posição no trânsito rodoviário (nunca devemos utilizar a berma e devemos deixar o espaço de uma porta de um carro aberta para evitar possíveis colisões) e respeitemos as regras do código da estrada.

Independentemente de estar a pedalar numa ciclovia ou em plena rodovia, sempre que pretender mudar de direção verifique o ambiente e o trânsito à sua volta, assim certifica-se que pode fazer a travessia em segurança.

Proteja a sua bicicleta de roubo

6 Dicas para pedalar na cidade

Andar de bicicleta é a alternativa mais viável, porém nem sempre há locais de estacionamento ou lugares livres e torna-se imperativo protegermos a nossa companheira de duas rodas de furtos ou vandalização. Assim, sempre que desejarmos estacionar devemos ter em atenção o local onde deixamos a nossa bicicleta, bem como a forma como prendemos o cadeado à mesma (o cadeado deve estar preso à roda dianteira e ao quadro).

Crie um mapa mental do seu percurso

6 Dicas para pedalar na cidade

Pedalar na cidade pode ser confuso, logo é importante utilizar as ciclovias sempre que possível e procurar criar um mapa mental das ruas com acesso a localizações centrais, mas que não possuam engarrafamentos. Podemos incluir atalhos no nosso mapa mental, desde que os mesmos sejam seguros.

Conheças as lojas de bicicletas da sua cidade

6 Dicas para pedalar na cidade

Conhecer as lojas de bicicletas da nossa área de residência é uma ajuda extremamente útil caso venhamos a ter algum problema com a nossa bicicleta, precisemos de algum conselho ou de comprar algum acessório.

Tenha em atenção os pedestres

6 Dicas para pedalar na cidade

Pedalar na cidade requer não só cuidado com os automobilistas, mas também atenção a outro grupo: os pedestres. Nas ciclovias e ecovias para ciclistas e pedestres, os mesmos possuem diferentes espaços de circulação, mas, muitas vezes, estes espaços são desrespeitados, acabando por haver colisões entre os dois grupos.

É importante respeitar as regras para também ser respeitado e tornar a experiência de pedalar na cidade agradável e sem problemas.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo