Para quem gosta de ciclismo urbano, este meio de transporte tem várias vantagens na rotina diária. Além de ser um meio de transporte divertido e libertador, tem vários benefícios a nível físico, refletindo-se na saúde.
A juntar o útil ao agradável, podemos fazer exercício físico enquanto passeamos ou quando vamos para o trabalho, conciliando assim um transporte sustentável a saúde física.
Existem vários benefícios em fazer ciclismo urbano, seja pela saúde física como psicológica. Sabe quais são?
Pernas tonificadas
Praticar ciclismo urbano trabalha imenso os membros inferiores e estimula a contração do abdómen, pois andar de bicicleta exige uma postura correta. Pedalar é assim considerado um exercício cardiovascular que estimula a resistência muscular além de fortalecer as pernas.
Coração saudável
Como sabemos, andar de bicicleta é um ótimo exercício cardiovascular e por isso mesmo fortalece o coração. Além de melhorar o fluxo sanguíneo, este exercício realizado de forma controlada promove uma intensidade de batimento cardíaco saudável.
Articulações intactas
Quando estamos a caminhar ou a correr, todo o peso do nosso corpo é suportado pelas articulações dos joelhos e calcanhares, mas andar de bicicleta oferece uma forma de desporto sem danificar essas articulações. Por estarmos sentados, toda a massa corporal é distribuída e não sobrecarrega nenhuma parte do corpo em específico.
Sem dores de costas
Andar de bicicleta obriga a manter uma postura correta no selim, estabilizando o tronco. Muitas dores de costas que surgem na maioria das pessoas são devido ao sedentarismo de nada fazer ou atrofia dos músculos, diminuindo assim a capacidade de amortecer impactos. Por estes motivos, o ciclismo é perfeito para quem tem problemas de costas e oferece um alívio de dores.
Boost para o sistema imunitário
Sempre que decide pedalar, potencia o seu sistema imunitário a trabalhar dando lugar a uma maior e melhor defesa contra organismos que fazem mal à saúde.
Adeus às preocupações
Este exercício faz com que o cérebro receba mais oxigénio e permite pensar com mais facilidade e clareza. Com a libertação de endorfinas (“hormona da felicidade”), torna-se viciante andar de bicicleta e promove o combate contra depressões
Liberte-se!
Utilizar a bicicleta como meio de transporte permite escolher o caminho que deseja para chegar onde quiser, aproveitado ao máximo o ambiente que o rodeia. É possível observar melhor o que acontece à nossa volta, evita o stress do trânsito rodoviário, ajuda a melhorar a saúde física e psicológica e promove a sustentabilidade ambiental. Perfeito não acha?