O ciclismo urbano e o exercício físico

Ciclismo urbano: os benefícios do exercício físico

Para quem gosta de ciclismo urbano, este meio de transporte tem várias vantagens na rotina diária. Além de ser um meio de transporte divertido e libertador, tem vários benefícios a nível físico, refletindo-se na saúde.

A juntar o útil ao agradável, podemos fazer exercício físico enquanto passeamos ou quando vamos para o trabalho, conciliando assim um transporte sustentável a saúde física.

Existem vários benefícios em fazer ciclismo urbano, seja pela saúde física como psicológica. Sabe quais são?

 

Pernas tonificadas

O ciclismo urbano e o exercício físico

Praticar ciclismo urbano trabalha imenso os membros inferiores e estimula a contração do abdómen, pois andar de bicicleta exige uma postura correta. Pedalar é assim considerado um exercício cardiovascular que estimula a resistência muscular além de fortalecer as pernas.

 

Coração saudável

O ciclismo urbano e o exercício físico

Como sabemos, andar de bicicleta é um ótimo exercício cardiovascular e por isso mesmo fortalece o coração. Além de melhorar o fluxo sanguíneo, este exercício realizado de forma controlada promove uma intensidade de batimento cardíaco saudável.

 

Articulações intactas

O ciclismo urbano e o exercício físico

Quando estamos a caminhar ou a correr, todo o peso do nosso corpo é suportado pelas articulações dos joelhos e calcanhares, mas andar de bicicleta oferece uma forma de desporto sem danificar essas articulações. Por estarmos sentados, toda a massa corporal é distribuída e não sobrecarrega nenhuma parte do corpo em específico.

 

Sem dores de costas

O ciclismo urbano e o exercício físico

Andar de bicicleta obriga a manter uma postura correta no selim, estabilizando o tronco. Muitas dores de costas que surgem na maioria das pessoas são devido ao sedentarismo de nada fazer ou atrofia dos músculos, diminuindo assim a capacidade de amortecer impactos. Por estes motivos, o ciclismo é perfeito para quem tem problemas de costas e oferece um alívio de dores.

 

Boost para o sistema imunitário

O ciclismo urbano e o exercício físico

Sempre que decide pedalar, potencia o seu sistema imunitário a trabalhar dando lugar a uma maior e melhor defesa contra organismos que fazem mal à saúde.

 

Adeus às preocupações

O ciclismo urbano e o exercício físico

Este exercício faz com que o cérebro receba mais oxigénio e permite pensar com mais facilidade e clareza. Com a libertação de endorfinas (“hormona da felicidade”), torna-se viciante andar de bicicleta e promove o combate contra depressões

 

Liberte-se!

O ciclismo urbano e o exercício físico

Utilizar a bicicleta como meio de transporte permite escolher o caminho que deseja para chegar onde quiser, aproveitado ao máximo o ambiente que o rodeia. É possível observar melhor o que acontece à nossa volta, evita o stress do trânsito rodoviário, ajuda a melhorar a saúde física e psicológica e promove a sustentabilidade ambiental. Perfeito não acha?

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo