Entre a comunidade de ciclistas andar de bicicleta em grupo ou sozinho é uma das questões mais debatidas, não havendo uma opinião única sobre o assunto. Assim sendo, resolvemos elaborar uma lista com os benefícios e desafios de cada uma das opções.
Andar de bicicleta em Grupo
Benefícios
Motivação
Andar de bicicleta em grupo é a melhor opção para quem tem problemas de motivação. Por muito que não nos apeteça, saber que temos alguém à nossa espera motiva-nos e é muito mais fácil pedalar do que dizer não a um amigo.
Segurança
Ter um grupo de apoio oferece uma maior segurança em vários aspetos: no trânsito, andar de bicicleta em grupo impõe um maior respeito aos condutores e torna os ciclistas mais visíveis. Por outro lado, todas as cidades têm locais nos quais evitamos passar sozinhos, contudo esse problema é resolvido quando estamos integrados num grupo (a união faz a força!).
Socialização
Andar de bicicleta em grupo é sinónimo de diversão, dado que são criados vários laços de amizade e de companheirismo. Andar de bicicleta em grupo é, mais do que uma mera atividade, a criação de uma segunda família e um estilo de vida.
Desafios
Conviver com as diferenças
Num grupo existem pessoas muito diferentes, seja em personalidade, apetência para o desporto ou em ritmo de pedalada. Quando se integra um grupo é preciso ter noção destas diferenças e saber respeitá-las.
Andar de bicicleta sozinho
Benefícios
Concentração
Andar de bicicleta sozinho pode ser uma boa experiência de meditação, bem como de concentração, uma vez que é um método relaxante para o final dos dias de trabalho mais complicados. Pedalar sozinho exige uma maior concentração, pois é muito fácil ficar num ângulo morto dos condutores de veículos, por exemplo.
Independência
Enquanto pedalar em grupo requer coordenação e respeito pelas diferenças, andar de bicicleta sozinho oferece uma maior independência. O caminho pode ser feito à medida que se vai avançando, sem necessidade de um plano, podemos pedalar ao ritmo que nos apetecer e fazer as paragens que quisermos.
Desafios
Força de vontade
Um dos maiores desafios para quem costuma andar de bicicleta sozinho é enfrentar a preguiça e as desculpas que um dia mais nublado, frio ou de chuva oferece. A força de vontade e o saber lidar com a “solidão” são essenciais para quem pedala sozinho, sendo a música uma boa alternativa de companhia.