Viver na cidade não é mau (de todo) mas chega uma altura em que o barulho, a confusão e todo aquele movimento metropolitano começa a afetar o nosso bem estar. Para quem já tirou uns dias para acampar (e quem nunca o fez devia experimentar pelo menos uma vez na vida) chega à conclusão que é bom desligar “do mundo”.
Sem grandes preocupações acampar significa aventura e oportunidade de relaxar com a natureza e largar as supostas necessidades que a sociedade tanto nos convence a ter.
Bike camping é tudo isso, além de ter a possibilidade de levar a sua mais fiel companheira! Há coisa melhor do que isso?
Apesar de se pensar que fazer campismo com (e de) bicicleta significa ter de levar a casa às rodas, não podia estar mais enganado. Para passar bons momentos “ao natural” basta levar algum material essencial, escolher um parque de campismo relativamente perto (ou não, também poderá depender da sua disposição e se preferir poderá fazer campismo selvagem), passar um fim de semana ou algumas noites e voltar para casa com a mente bem relaxada.
Para esse efeito temos algumas dicas que o poderão ajudar a adotar este estilo de mini férias ou apenas um fim de semana diferente.
Material a levar
Para acampar:
- Uma tenda;
- Saco-cama;
- Colchão de campismo;
- Comida;
- Utensílios de cozinha;
- Camping gás (opcional);
- Água ou outras bebidas;
- Lanterna.
Caso decida acampar num parque próprio para esse efeito, terá acesso a outras condições como casas de banho, supermercados, bares/restaurantes entre outras comodidades. Se decidir escolher um campismo selvagem, tenha em atenção a escolha do local pois é proibido acampar em determinados sítios.
Para a Bike:
- Kit para reparar um possível furo de pneu;
- Luzes para bike;
- Bomba de ar;
- Lubrificante para correntes;
- Capacete;
- Luvas (opcional);
- Mapa ou GPS.
Deve ter em conta a roupa que vai utilizar para fazer o trajeto, deverá ser leve e confortável e durante o campismo poderá vestir outro tipo de roupa.
A escapadela
Antes de se fazer ao bike camping, faça uma pesquisa em casa para determinar qual o melhor local a ir, e caso seja longe, poderá conjugar a bicicleta com outros transportes, como comboios por exemplo.
Deixe o computador em casa e tire o som ao telemóvel para desfrutar de uma experiência libertadora e relaxante, sem o stress da cidade ou as responsabilidades que daí advêm. Absorva ao máximo tudo o que o rodeia e deixe-se levar pelo bom que a natureza tem para oferecer.