A utilização da bicicleta como meio de transporte está a tornar-se numa realidade cada vez mais comum em várias cidades e com este panorama surgem alguns problemas, como por exemplo, o roubo ou vandalização da nossa bicicleta (principalmente nas grandes cidades). Para evitar que isto aconteça, é necessário adotar algumas medidas preventivas para não passar por este problema.
Vamos dar a conhecer as melhores formas de estacionar e andar de bike em segurança para que possa descontrair e não ficar preocupado durante o seu trabalho ou momento de lazer.
Na cidade
Andar de bicicleta na cidade requer vários cuidados e deverá manter os olhos bem atentos (não só por causa dos automóveis mas também para potenciais “ladrões”). Não querendo com isto dizer que pedalar na cidade é perigoso, mas não perde nada em manter sempre a cautela e zelar pelo seu bem estar.
- Antes de sair de casa, tenha a rota que vai percorrer bem definida. Também poderá criar atalhos ou rotas alternativas caso precise.
- Enquanto estiver a pedalar, não fale ao telemóvel. Isto tanto pode provocar situações de perigo para si como para os outros.
- Informe-se sobre o percurso que vai tomar e possíveis pontos de risco. As zonas metropolitanas encontram-se mais vulneráveis a situações indesejadas.
- Fique atento a movimentos que considere suspeitos de peões, principalmente junto a pontes, passadeiras e túneis.
- Pedalar sozinho pode ser uma experiência agradável, mas sempre que for possível junte-se a um grupo de amigos ou pessoas conhecidas que façam o mesmo percurso.
- Nunca deixe a sua bicicleta sem estar travada, ou seja, nunca a deixe num determinado local só porque vai fazer um recado rápida e já volta. Pode proporcionar uma oportunidade única para ficar sem ela.
- Ao estacionar, coloque a mudança mais pesada na bicicleta. Isto poderá ajudar caso alguém a queria roubar e se puser em marcha de seguida.
- Evite prender o cadeado somente na roda dianteira e no quadro ou apenas no quadro, pois vai deixar as rodas vulneráveis.
- Deverá prender as duas rodas junto ao quadro, prevenindo assim o furto de ambas as rodas.
- Caso não tenha acesso a um local próprio para estacionamentos de bicicletas, preste bem atenção onde a vai estacional e verifique se é seguro.
- Nunca estacione a sua bike em locais pouco iluminados ou pouco movimentado.
- Utilize bons cadeados como os que têm formato de “D” ou “U”, cabos de segurança ou correntes específicas.