Existem sempre aqueles que nos dão mil e uma desculpas para não utilizar a bicicleta. Claro que alguns têm motivos que podemos considerar válidos mas na sua maioria sabemos que não passam disso mesmo: desculpas.
Para os que não estão convencidos (ou para os mais preguiçosos) temos a resposta para as desculpas mais comuns que dão, sejam eles amigos ou familiares.
Tenho de manter um ar profissional
Alguns empregos exigem uma postura mais profissional, ou formal, mas isso não impede que não possa ir de bicicleta para o trabalho. Se é necessário utilizar fato e gravata, considere levar essa roupa numa mala ou alforge. No caso das mulheres, se tem medo de sujar a roupa, instale uma proteção na roda traseira para a proteger de qualquer salpico de sujidade!
Vou chegar todo transpirado
Uma das vantagens do ciclismo urbano é poder fazer o percurso ao seu ritmo, sem achar que está a participar no “Tour de France”. Mantenha um ritmo constante e leve sempre água consigo para garantir uma hidratação apropriada, desta forma quando chegar ao local desejado poderá arrefecer naturalmente sem estar transpirado. Se tem cabelo comprido, considere apanhá-lo ou simplesmente fazer uma trança para se sentir mais leve.
Acho que vai chover
Existem imensas variedades de roupa que o podem proteger enquanto pedala à chuva e a bicicleta não se vai queixar. Com a utilização de roupa impermeável e com tecidos que oferecem uma boa respiração da pele, a chuva não vai ser motivo de incómodo maior para pedalar.
Vivo muito longe e a distância é grande
Trace uma rota adequada para si com a ajuda do Google Maps, poderá descobrir caminhos alternativos com uma distância mais curta. Além disso, poderá conjugar a utilização da bicicleta com outros transportes, evitando assim o transtorno do trânsito rodoviário e todo o stresse que provoca.
Estou fora de forma
Compre a sua bicicleta numa loja própria para o efeito e peça ajuda para lhe indicarem a bicicleta que melhor satisfaça as suas necessidades. Não espere entrar neste estilo de vida e pensar que vai estar em forma no dia 1, mas com o tempo vai notar melhorias significativas, tanto a nível físico como psicológico. Faça as coisas ao seu ritmo e não exija mundos e fundos no início, com o tempo o corpo habitua-se.
Um pouco de motivação e espírito positivo podem ser um pontapé de partida, por isso deixe as desculpas em casa e toca a pedalar!