Para os amantes de bicicleta e amantes de animais de estimação (especificamente o companheiro canino), um bom passeio ao ar livre é sempre agradável e relaxante. Se tem um companheiro de quatro patas, porque não levá-lo consigo? Aprecie a companhia do seu melhor amigo enquanto pedala!
Dois companheiros felizes
As vantagens de levar o seu melhor amigo consigo em passeios de bicicleta são imensas. Podem criar uma rotina positiva para ambos, praticarem exercício em conjunto e contribuir para uma maior estabilidade emocional e sociabilização do animal, além de ter uma companhia muito agradável!
Como passear com o seu cão
Para levar o seu cão enquanto pedala existem algumas formas originais de o fazer. Poderá levá-lo ao seu lado, com ajuda de uma trela e enquanto pedala o seu companheiro poderá fazer exercício ao seu lado acompanhando o ritmo da bicicleta (este tipo de passeio será mais adequado a cães treinados).
Também poderá utilizar sistemas de segurança como o “Springer”, Bike Tow Leash” ou “Walky Dog” para pedalar em segurança com o seu melhor amigo. Todos estes suportes funcionam de forma semelhante, onde a intenção é controlar a força que o seu animal exerce durante o passeio, manter uma distância de segurança entre o patudo e a bicicleta e prevenir que o mesmo fuja para a estrada.
Infelizmente, todos os anos milhares de cães são abandonados no Verão, especialmente em altura de férias. Esta triste realidade pode (e deve) ser evitada! Uma das soluções pode ser a prática de clicloturismo na companhia de quem mais gosta, e claro, do seu melhor amigo. Existem soluções práticas como os atrelados onde pode transportar o seu patudo para onde quiser.
Se pretende uma tarde de lazer mais calma, poderá optar por transportar o seu animal em atrelados simples, ou outros suportes que sejam seguros e resistentes ao peso e tamanho do cão.
Dicas e conselhos para pedalar em segurança com o seu patudo
- É preciso ter atenção em utilizar o acessório mais adequado ao peso e tamanho do animal para que o passeio seja o mais confortável possível para ambos.
- Apresente a bicicleta ao seu companheiro e deixe-o habituar-se. Desta forma será mais fácil para ele criar uma ligação positiva à bicicleta e apreciar os passeios que virão.
- Enquanto estiver a passear de bicicleta, interaja com ele e felicite-o pelo bom comportamento. Este tipo de atitude fará com ele se sinta orgulhoso e contente por estar a fazer um bom trabalho.
- Mantenha uma velocidade moderada e agradável para o poder acompanhar a um ritmo saudável.
- Leve sempre água consigo para poder hidratar o seu patudo ao longo do passeio, evitando possíveis problemas como desidratação e temperatura corporal elevada.