The Urban
Lifestyle

Bike Essentials

Dicas: cuidados a ter antes de pedalar
share this articleShare on Facebook15Google+1Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter

Dicas: cuidados a ter antes de pedalar

Assim como existem atitudes proibidas ao nível da alimentação quando decidimos dar um passeio de bicicleta, também existem alguns cuidados que devemos ter a nível da manutenção e segurança da bicicleta antes de pedalar para desfrutar ao máximo a nossa companheira de duas rodas.

Verifique os pneus e os raios

 Dicas: cuidados a ter antes de pedalar

Um dos cuidados a ter em conta passa pela importante tarefa de verificar a pressão dos pneus e o estado dos raios (quando partidos afetam a condução, nomeadamente a tração). A pressão dos pneus costuma estar escrita na lateral do pneu, varia consoante o modelo e pode ser condicionada por vários fatores, como o peso da pessoa, as condições climatéricas e as condições do piso onde se pedala.

Certifique-se que os travões estão a funcionar e confira dos cabos

Dicas: cuidados a ter antes de pedalar

Dê uma volta com a bicicleta e utilize os travões várias vezes e com velocidades distintas além de estar atento a barulhos desconhecidos e/ou irregulares. É importante verificar o estado dos travões e das respetivas pastilhas de travão. Antes de pedalar deve confirmar se o parafuso que as suporta está bem fixado ou se possui alguma folga (se tiver folga aperte-o). Outro cuidado a ter antes de pedalar é o cabo do travão: este deve estar apertado, sem folga e sem corrosões. No caso de travões a disco deve verificar se o travão está no sítio certo – um travão com problemas geralmente exige apertar com força a alavanca.

Os cabos de uma bicicleta são as peças que fazem os travões funcionar, logo é importante que antes de começar a sua viagem sejam lubrificados e protegidos conta a ferrugem. Só assim poderão contribuir para um correto funcionamento. Se um dos cabos estiver corroído ou danificado, não adie a sua substituição, troque o mais rápido possível.

Outros cuidados a ter em conta

Dicas: cuidados a ter antes de pedalar

Deve verificar se o selim está completamente fixo (não pode mudar de posição) e se a ponta do selim está alinhada com o quadro e em paralelo com o chão. Também é importante que o quadro, o guiador e os pedais não estejam amolgados ou rachados. Qualquer anomalia nestes componentes deve ser reparada de imediato, uma vez que apenas é seguro andar de bicicleta depois do problema estar resolvido.

Por fim, é extremamente importante limpar e alinhar todos os refletores dianteiros e traseiros, não se esquecendo de colocar refletores nas rodas e nos pedais.

share this articleShare on Facebook15Google+1Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter