The Urban
Lifestyle

Bike Essentials

Casual_Cycling_Urban_Go_by_Bike
share this articleShare on Facebook0Google+0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter

Vantagens de usar bicicleta nas cidades

Vantagens de usar bicicleta nas cidades

Apesar de, ao longo dos anos, ter vindo a apostar-se cada vez mais em construir ciclovias em várias cidades do país, a maior parte dos portugueses e das portuguesas ainda não usa de forma efectiva a bicicleta nas cidades.

É, pelo menos, a conclusão a que se chegou em Lisboa e no Porto através dos últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos a um inquérito que abrangeu cerca de 100.000 residentes na Área Metropolitana de Lisboa (AML) e na Área Metropolitana do Porto (AMP). De referir que no conjunto as duas áreas concentram cerca de 43,9% da população residente em Portugal.

Os meios de transportes mais usados em Lisboa e Porto são…

No último trimestre do ano passado, o automóvel foi o principal meio de transporte nas deslocações realizadas pelos residentes nas áreas metropolitanas das duas principais cidades do país. A Área Metropolitana do Porto foi responsável por 67,6% das deslocações, durante todos os dias da semana, enquanto na Área Metropolitana de Lisboa foi responsável por 58,9% das deslocações.

Ainda assim, a percentagem de pessoas que utilizam a bicicleta para deslocar-se para o trabalho é significativa: 23,3% de pessoas em Lisboa e 19,1% no Porto, ficando à frente dos meios de transporte colectivos (o INE ressalva que os resultados estão, contudo, condicionados pelo elevado número de deslocações a pé, bem como pelo recurso a meios distintos). Tenha acesso aqui ao estudo completo.

Vantagens de usar a bicicleta na cidade

Os benefícios de ir de bicicleta para o trabalho são quase inquantificáveis (de tão bem que faz), por isso tentámos limitá-los. Eis os 10 motivos pelos quais deve usar a bicicleta na cidade:

É divertido!

 

Andar de bicicleta é divertido, fácil e simples. Muitas são as pessoas que olham com nostalgia para a infância com saudades de andar de bicicleta no bairro onde cresceram, desejando continuar a poder fazê-lo despreocupadamente sem estarem preocupadas com o quotidiano do trabalho. Assim, usar a bicicleta na cidade permite ter aquele sentimento de alegria no dia-a-dia.

Observe tudo ao seu redor e saúde os outros e as outras ciclistas (algo bastante comum para quem anda de bicicleta). Quando der por si, vai desejar que a quantidade de quilómetros que pedala seja cada vez maior!

 

Faz bem à saúde

Andar de bicicleta é bom para a saúde. Enquanto as calorias exactas que se perdem variam conforme a pessoa, velocidade e topografia, andar de bicicleta queima, em média, tantas calorias como fazer jogging, mas com consideravelmente menos impacto nas articulações.

Andar de bicicleta melhora o sistema cardiovascular e o esforço aeróbico, diminui a pressão arterial, aumenta a energia, constrói músculo e aumenta a coordenação. Incorporar os benefícios de andar de bicicleta no seu dia-a-dia é tão fácil que até parece que está a fazer batota!

Aumenta a felicidade

Andar de bicicleta dentro das cidades faz as pessoas mais felizes. Ninguém gosta de estar sentado dentro do carro no trânsito e conduzir numa cidade congestionada. Por outro lado, andar de bicicleta pode inclusive ser considerada uma forma de escape e terapia de todo o stress da cidade.

Vários estudos afirmam que fazer desporto diariamente pode aliviar sintomas de depressão, melhorar patologias de sono para quem sofre de insónias e reduzir a ansiedade e o stress. Para além disso, fazer exercício ao ar livre – tanto em ambientes rurais, como urbanos – aumenta a auto-confiança e o bem-estar geral.

Aumenta a inteligência (what?)

Andar de bicicleta para o trabalho não faz com que se torne num astrofísico ou numa astrofísica de um dia para o outro, mas o exercício físico pode prevenir o declínio cognitivo, melhorando a memória e a aprendizagem e, de uma forma geral, a performance do cérebro. Já saiu para comprar uma bicicleta?

Poupa dinheiro

Talvez seja o benefício mais imediato: andar de bicicleta diariamente faz com que poupe dinheiro. Se costuma andar de carro, sabe bem o que são gastos com combustível, manutenção, seguro automóvel, reparações e parqueamento, para além de que as reparações de bicicletas são bastante mais económicas.

Se costuma usar os transportes públicos, tem sempre o preço do passe mensal (ainda que agora estejam bastante mais acessíveis) e sujeita-se a ter imensa gente à espera.

Ar fresco

Para si e para os outros! De acordo com o Eurostat, Portugal estava em cima da média da União Europeia em 2015 no que toca à quantidade de emissões de gás poluentes para a atmosfera. Andar de bicicleta não só guarda energia, como protege o meio ambiente.

Não é inconveniente

Um dos preconceitos mais comuns no que toca a andar de bicicleta é o facto de ser inconveniente. Mas será mais inconveniente do que andar à procura de lugar para estacionar o carro durante 20 minutos todas as manhãs ou ficar parado ou parada no trânsito devido a um acidente?

Quando anda de bicicleta na cidade, encontrar parqueamento é tão fácil como encontrar o passeio mais próximo, fechar com cadeado e ir à sua vida. Ciclistas não ficam presos no trânsito nem estão sujeitos aos atrasos dos transportes públicos, fazendo da bicicleta um meio de transporte tão ou mais rápido para o quotidiano nas cidades.

Para além disso, hoje em dia existem mochilas onde consegue levar todo o material necessário para trabalhar – incluindo lancheira – e muitos locais de trabalho já têm parques para bicicletas, chuveiros e outras estruturas que fazem com que seja mais fácil pedalar até ao trabalho ou à escola.

É seguro

Quantas mais pessoas usarem a bicicleta numa determinada cidade, mais seguras estarão, pois o número de acidentes diminui. De facto, o comportamento dos condutores e das condutoras de automóveis muda, pois começam a incluir mais práticas de condução seguras quando o número de ciclistas e pedestres aumenta.

Dá uma sensação de liberdade

Para a maioria das crianças, o momento em que conseguem andar de bicicleta sem rodinhas é um momento em que sentem liberdade. É um momento importante para muitas infâncias felizes. Depois vem a adolescência e é a posse de um automóvel que define essa sensação de liberdade. Mas, após alguns anos e muitas horas no trânsito ou à procura de parque, o carro começa a ser mais uma prisão. Como vê, não há razões para não andar de bicicleta na cidade!

Actualmente, principalmente nas grandes cidades, existem várias  soluções para quem pretende alugar bicicletas clássicas e eléctricas, especialmente para aqueles ou aquelas que pretendem apenas dar um passeio para explorar a cidade. Para quem pretende utilizar a bicicleta como meio de transporte diário, será mais vantajoso investir numa boa bicicleta para que esta dure bastantes anos.

share this articleShare on Facebook0Google+0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter