Portugal está a acompanhar a tendência de crescimento do cicloturismo e já existem vários estabelecimentos que estão a adaptar as suas infraestruturas para obterem o título bike friendly.
De norte a sul do país, existem casas rurais e hotéis que apostam em percursos de BTT ou de estrada, oficinas de reparação e manutenção de bicicletas, menus ricos em hidratos de carbono, serviço de lavagem de bicicletas, parque de estacionamento, entre outras vantagens para os amantes do ciclismo.
Aldeias do Xisto
Este é um projeto que tem por objetivo o desenvolvimento sustentável do turismo das Aldeias do Xisto portuguesas. A ideia é que entidades públicas e privadas se unam na promoção das zonas, criando riqueza através da oferta de serviços turísticos em conjunto com a preservação da cultura e paisagens. Além disso pretendem a dinamização das artes e dos ofícios locais e do património e dos produtos característicos das aldeias.
Atualmente existem cerca de 20 hotéis e vários roteiros bike friendly em Aldeias do Xisto, sendo que a média de preços por noite ronda os 30€, no caso do Camping Oleiros, e os 100 € no Vale do Ninho Nature Houses.
GeoPark Naturtejo
No interior do país – entre os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Rodão – os turistas são brindados não só com o Rio Tejo, mas também com a preservação do território natural e das suas espécies.
O GeoPark Naturtejo é o local ideal para quem gosta de andar ao ritmo da natureza e gosta de apreciar a beleza dos monumentos. Só na área abrangida pelo parque existem 16 geomonumentos reconhecidos pela UNESCO.
Nesta zona existem apenas quatro hotéis com roteiros bike friendly – Hotel Idanha Natura, Hotel Estrela da Idanha, Casa do Forno e O Hotel Fonte Santa.
Montanhas de Portugal
Para os cicloturistas mais aventureiros aconselhamos que experimentem os trilhos mais desafiantes na Serra da Lousã, Serra de Sicó, Serra da Estrela ou na Serra d’Aire e Candeeiros. Estes roteiros também são apoiados por alguns hotéis bike friendly que têm à disposição dos seus clientes inúmeros serviços direcionados para o seu conforto e da sua companheira de duas rodas.
Rota do Românico
Se, para além de ser apaixonado pela sua bicicleta, também é apaixonado por História, a Rota do Românico é o percurso ideal. Esta rota junta três pontos do Património da Humanidade – Porto, Guimarães e Vale do Douro – e é um percurso por 58 monumentos junto aos rios Tâmega, Sousa e parte do Douro
A Norte de Portugal não faltam, também, estabelecimentos bike friendly que proporcionam uma estadia muito agradável.