12 Curiosidades sobre a bicicleta

12 Curiosidades sobre a bicicleta

Existem imensos mitos em torno da utilização da bicicleta como meio de transporte, tal como em todas as coisas que nos rodeia no nosso quotidiano! Hoje são conhecidas inúmeras curiosidades sobre a bicicleta e achamos por bem partilhar com os nossos leitores! Veja por si:

1 – As bicicletas são muito mais antigas do que os automóveis. Na história da bicicleta podemos comprovar isso e também o facto de as bicicletas comuns terem sofrido poucas alterações ao longo dos anos.

2 – No século XIX apenas os cidadãos da classe social alta tinham acesso à nossa companheira de duas rodas. O custo de uma bicicleta era extremamente alto.

12 Curiosidades sobre a bicicleta

3 – Nas olimpíadas de Atenas, em 1896, o peso médio de uma bicicleta era de 16,5 kg. Atualmente a maioria das bicicletas ronda os 9kg.

4 – Andar de bicicleta é um dos desportos que mais contribui para a sua saúde. Estudos afirmam que pedalar durante 3h por semana, por exemplo, diminui consideravelmente o risco de doenças cardiovasculares.

12 Curiosidades sobre a bicicleta

5 – Utilizar a bicicleta como meio de transporte, para além de reduzir a poluição ambiental, contribui para a economia pessoal em cerca de 10 euros por dia em viagens. Manter uma bicicleta fica ainda 20 vezes mais barato do que um carro.

6 – Sabia que é possível estacionar 15 bicicletas em apenas um lugar de estacionamento para carros?

12 Curiosidades sobre a bicicleta

7 – A bicicleta é o meio de transporte mais eficiente, tanto ao nível de energia consumida por quilómetro, como no tempo despendido no trânsito. Nas grandes cidades, nas apelidadas horas de ponta, está provado que a bicicleta é o meio de transporte mais rápido.

8 – Há investigadores que defendem que um aumento da quantidade de ciclistas nas ruas irá contribuir para a diminuição para metade da quantidade de ciclistas atropelados.

12 Curiosidades sobre a bicicleta

9 – Sabia que, se a bicicleta fosse o meio de transporte preferido dos cidadãos, seria possível economizar cerca de 238 milhões de litros de gasolina por não em alguns países?

 

10 – Até agora a maior bicicleta do mundo foi construída por um grupo de amigos holandeses, tem cerca de 35 metros de comprimento e irá constar do mais famoso livro de recordes do mundo: o Guinness World Records 2016.

12 Curiosidades sobre a bicicleta

11 – Em 2014, o suíço Francois Gissy registrou um novo recorde mundial de velocidade com 333 km/h numa bicicleta equipada com 3 foguetes acoplados no quadro. O “homem foguete” percorreu uma distância de 400 metros em menos de 4.8 segundos, superando um Ferrari F430.

12 – Atualmente são fabricadas em todo o mundo cerca de 100 milhões de bicicletas por ano.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo