Viajar é um hobbies cada vez mais frequente, pois várias pessoas criam a sua própria lista de locais a visitar. Para quem gosta de partir à aventura acompanhado da sua amiga de duas rodas existem vários locais onde a experiência de pedalar se torna única e gratificante.
Alentejo, Portugal
O Alentejo apresenta-se como um dos circuitos portugueses mais apelativos para o turismo de bicicleta. Desde a região do centro sul de Portugal até Lagos, no Algarve, os amantes da bicicleta podem realizar um percurso com cerca de 335 km. Este roteiro contempla o Parque Natural do Sudeste Alentejano, a Costa Vicentina e Sagres.
Maiorca, Espanha
Localizada no Mar Mediterrâneo, Maiorca apresenta-se como o local ideal para apreciar os detalhes de quando se anda de bicicleta. Para além do turismo de bicicleta, existem outras atividades como acampamentos e equitação através da cordilheira Tramuntana, sendo por isso o local escolhido por algumas das melhores equipas da Tour de França para a fase de treinos.
Amesterdão, Holanda
Amesterdão é conhecido como o epicentro da mobilidade, onde mais de 60% das viagens urbanas são realizadas de bicicleta.
Uma vez que todos os pontos turísticos da cidade permitem o turismo de bicicleta, a forma mais agradável de visitar a mesma é com a sua companheira de duas rodas, podendo partilhar a sua paixão pelo ciclismo urbano com os vários milhares de habitantes.
Tour de África, Egito para África do Sul
Em África, o acentuado crescimento de bicicletas é acompanhado pela abertura de várias lojas de bicicletas e a nomeação da cidade do Cabo como uma das quinze cidades mais bike friendly do mundo. Deste modo, o ciclismo começa a ser entendido como um estilo de vida urbano, tornando-se uma clara oportunidade para o turismo de bicicleta.
Leh-Manali Highway, Índia
No continente asiático, no alto dos Himalaias há uma cidade chamada Leh que é apelidada como o topo do mundo. Esta é uma das cidades que consta na lista dos mais aventureiros que partem à descoberta de locais onde se possa fazer turismo de bicicleta.
Nova Zelândia
Um dos circuitos mais conhecidos e mais curto na Nova Zelândia do turismo de bicicleta é o Queen Charlotte Track com ponto de partida em Ship Cove e uma distância aproximada de 70 km. Para os ciclistas mais aventureiros, existe um percurso mais longo com a duração de nove dias entre a cidade de Christchurch e Queenstown.
Moab, Utah
Nos Estados Unidos, rodeada pelo Parque Nacional de Canyonlands, Moab é um dos pontos de referência no turismo de bicicleta, uma vez que o seu trilho de Slickrock é uma experiência autêntica que apresenta aos turistas do ciclismo 10 milhas de percurso sinalizado apenas por pontos brancos e pelas marcas de pneu deixadas pelos milhares de turistas que optam pelo turismo de bicicleta.