A impressão 3D tem vindo a evoluir a uma velocidade enorme ao longo da última década e as suas utilizações têm sido várias. Desde próteses totalmente funcionais para pessoas que perderam ou nasceram sem um membro do corpo, a elementos de decoração ou áreas tecnológicas, surge uma nova versão deste tipo de impressão com uso de aço inoxidável.
A Arc Bicycle é fruto de um projeto de pesquisa da Universidade de Tecnologia de Delfy na Holanda e em parceria com a MX3D, uma empresa holandesa de tecnologia que criou a Mataerial 3D Printer, surge a primeira bicicleta funcional com um quadro inteiramente feito por uma impressora 3D em aço inoxidável.
Ao contrário das impressoras 3D tradicionais, a Mataerial 3D Printer utiliza um braço robótico para imprimir, com recurso à soldagem a lazer em estruturas metálicas. Apesar desta técnica não ser muito comum em relação às restantes técnicas de impressão, esta impressora utiliza como matéria-prima um material sintetizado que é cortado por um lazer em sucessivas camadas.
O processo de impressão é bastante moroso já que o mesmo é feito de ponto a ponto, onde várias camadas de solda são criadas para dar origem a uma coluna metálica. Com o braço robótico é possível um controlo preciso do local e do posicionamento da próxima solda, controlando assim a orientação das colunas e até mesmo entrelaçá-las.
Ao todo, o projeto demorou cerca de 6 meses a ser concluído e deu origem a uma bicicleta totalmente funcional com o mesmo peso que uma bicicleta de aço normal.
Esta técnica oferece tanta confiança na elaboração de estruturas metálicas resistentes que, neste momento, a empresa MX3D está a utilizá-la na construção de uma ponte pedestre em Amesterdão.