Como evitar 10 mil mortes por ano? Apostar na bicicleta

Um estudo do Instituto de Saúde Global de Barcelona, tornado público pela RFI (uma rádio espanhola), concluiu que a aposta nas bicicletas e nas ciclovias pode resultar em menos 10 000 mortes por ano.

De acordo com esta investigação, os investimentos em infraestruturas ligadas ao ciclismo traria um benefício imensurável  em troca de um custo relativamente baixo. Este trabalho foi realizado em 167 cidades na Europa e concluiu que se existisse um aumento de 10% no investimento nas infraestruturas de ciclismo poderiam ser evitadas 10 000 mortes por ano.

Para além disso, este trabalho sugere que quanto mais se investir em ciclovias, mais pessoas escolherão este tipo de transporte como a sua prioridade. O estudo estima que se existissem mais ciclovias, uma em cada quatro pessoas iria escolher a bicicleta.

Um exemplo excelente referente a esta informação é Copenhaga. Considerada a cidade líder desta área, as bicicletas chegam mesmo a ultrapassar o número de carros. Visto que contam com 1000 quilómetros de ciclovias, Copenhaga vê mais de 400 000 ciclistas circular diariamente pelas suas ruas.

Este estudo vem provar que um aumento nas ciclovias poderá trazer diversos benefícios como o uso de bicicletas em cidades, menos poluição, menos stress, melhor qualidade de vida e menos mortes na estrada.

Fonte: Rfi

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo