Andar de bicicleta tornou-se um hábito muito frequente e o tema da mobilidade urbana tem ganho expressão na sociedade. Para quem começou a pedalar recentemente, existem algumas dicas que facilitam a adaptação a este novo meio de transporte tornando-o muito mais fácil, seguro e cómodo. Porém, existem pequenos erros que qualquer iniciante pode “cometer”.
1- Assumir que é preciso o melhor equipamento
Andar de bicicleta apenas requer uma bicicleta e força de vontade. Não há nenhuma cláusula que fale de equipamento especial. O importante é que se sinta confortável e com liberdade de movimentos.
2- Ajustar mal a bicicleta
Um dos aspetos que torna o ato de pedalar desconfortável é o assento muito baixo. Se este estiver demasiado baixo fará pressão nos joelhos, causando desconforto e dor. Assim, o assento deve estar ajustado de maneira a que os seus joelhos estejam ligeiramente curvados quando os seus pés estiverem na parte inferior do curso dos pedais.
Andar de bicicleta requer, ainda, uma postura adequada onde os nossos braços e tronco devem fazer um ângulo de 45 graus sobre a bicicleta.
3-Não utilizar as mudanças corretamente
As mudanças são as nossas melhores amigas numa subida e a nossa melhor fonte de velocidade num percurso longo e plano. Embora seja preciso um pouco de prática até as utilizarmos de forma correta, não as devemos subvalorizar. Quanto mais rápido soubermos trabalhar com as mudanças, mais vantagens teremos naquelas subidas angustiantes.
4- Não fazer a manutenção da bicicleta
Este é um dos problemas comum a iniciantes e a utilizadores da bicicleta. É importante verificar constantemente pneus e respetiva pressão, travões e corrente da bicicleta. Ao mínimo sinal de diferença devemos pedir a opinião de um profissional, uma vez que andar de bicicleta requer segurança.
5- Pedalar muito em pouco tempo
Andar de bicicleta requer alguma preparação física, daí que seja aconselhável construir o nosso percurso lentamente para o corpo ter tempo de se habituar ao novo ritmo. É um erro muito comum nos iniciantes começarem por percorrer longas distâncias sem preparação, resultando daí algumas lesões e força de vontade ferida.
6- Alimentação incorreta
Pedalar requer uma alimentação equilibrada rica em hidratos de carbono. Fazer um plano do nosso percurso ajuda-nos a perceber de quanto tempo vamos despender a andar de bicicleta e qual o tempo necessário. Se o percurso for inferior a uma hora apenas é necessário levar água para o caminho, mas se o plano passar por um percurso mais longo é necessário levar também um ou vários lanches.