Aprender a andar de bicicleta: 3 dicas para crianças

Aprender a andar de bicicleta: 3 dicas para crianças

Considerada por muitos como um dos momentos mais marcantes da nossa infância, aprender a andar de bicicleta é uma memória que guardamos com muito carinho e, para alguns, com uma gargalhada de tombos e tombos que fomos dando (lembram-se da sensação de medo e liberdade quando quem nos estava a ensinar larga o selim?). Ensine os mais pequenos a andar com este meio de transporte tão divertido e libertador!

A idade ideal para começar a ter contacto com este meio de transporte ronda os 4 ou 5 anos, sendo que as crianças encontram-se aptas a aprenderem a andar de bicicleta, sendo que nesta fase os pais recorrem a várias técnicas de aprendizagem.

Rodas de apoio

Aprender a andar de bicicleta: 3 dicas para crianças

As bicicletas infantis vêm equipadas na parte traseira com duas rodas de apoio que dão estabilidade e facilitam o equilíbrio da criança durante a aprendizagem. Embora este acessório atrase a aprendizagem e o desenvolvimento do sentido de equilíbrio da criança, a utilização das rodas de apoio é considerada a forma mais segura para uma criança aprender a andar de bicicleta.

Convém não esquecer que as rodas de apoio não são solução para tudo, portanto é indispensável o uso do capacete, joelheiras e cotoveleiras, bem como a presença de um adulto para acompanhar a criança.

Bicicleta mais pequena

Aprender a andar de bicicleta: 3 dicas para crianças

Esta é uma técnica utilizada para que a criança aprenda em primeiro lugar a importância do equilíbrio ao andar de bicicleta. Ao estar a praticar numa bicicleta mais pequena ou numa bicicleta que permita descer significativamente o assento, a criança poderá apoiar os pés no chão mal tenha a sensação de que irá cair.

A par deste truque são retirados os pedais da bicicleta. Quando sentir que a criança está pronta para coordenar o equilíbrio e pedalar, volte a colocar os pedais na bicicleta e vá subindo o assento gradualmente. O mais importante é que a criança se sinta segura, confortável e confiante das suas capacidades para andar de bicicleta.

Apoio de um adulto

Aprender a andar de bicicleta: 3 dicas para crianças

Quase todos nós aprendemos a andar de bicicleta assim: como os nossos pais ao lado a segurar-nos pelos ombros e posteriormente a correrem atrás de nós e da nossa bicicleta.

Neste método a criança aprende a andar de bicicleta numa bicicleta normal, adaptada à sua idade, e os pais acompanham o seu ritmo, dando conselhos, dicas e estando atentos a possíveis quedas. À medida que a criança tiver mais prática e estiver mais confiante é aconselhável a que se dê uma maior liberdade de espaço para andar de bicicleta, mas sem nunca dispensar o uso de capacete, joelheiras e cotoveleiras.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo