A bicicleta é um investimento que fazemos de coração cheio e é com essa mesma dedicação que devemos ter em mente para assegurar a sua durabilidade.
Para que a sua fiel companheira dure muito tempo e possa pedalar com conforto e segurança, é necessário ter em conta alguns cuidados especiais, desde assegurar a sua manutenção a guardá-la de forma correta.
Privilégio sobre rodas
Com o aumento do trânsito nas cidades, há cada vez mais pessoas que decidem optar pela bicicleta para evitar o stress causado pelo engarrafamento rodoviário. Para além de conseguirem chegar mais rápido aos seus destinos, podem optar por rotas alternativas (sejam elas estradas, ciclovias o zonas pedonais). Mas como qualquer forma de transporte, a bicicleta também precisa de uma manutenção periódica, sendo esta bem mais acessível a nível económico que um carro e pode ser feita pelo próprio.
Dicas e cuidados
Para garantir uma maior durabilidade, basta ter em conta alguns cuidados básicos:
– Retirar o pó e sujidade dos quadros pintados com um pano seco e depois utilizar um pano molhado com um pouco de detergente. Seque os quadros com um pano seco e aplique um pouco de cera.
– As partes da bicicleta que tenham plástico e/ou borracha podem ser limpas com água e sabão.
– Se a bicicleta for cromada, é aconselhável utilizar um líquido antioxidante próprio para o efeito.
– Tenha em atenção que é importante lavar a bicicleta de forma periódica, em conformidade com o uso que lhe é dado.
– Recomendamos um tratamento antioxidante para os aros da bicicleta, pois em dias de chuva tendem a enferrujar.
– Caso a bicicleta tenha um arranhão ou apresente a tinta descascada, é aconselhável pintar de imediato para impedir a oxidação do material. Em caso SOS poderá utilizar um simples verniz para as unhas.
– As partes móveis da bicicleta devem estar sempre limpas e devidamente lubrificadas e ajustadas ao ciclista de forma a garantir uma pedalada confortável e segura.
Como guardar corretamente a bicicleta
– Preferencialmente, a bicicleta deverá ser guardada num lugar interior (garagem, hall de entrada, etc.) para evitar não só o roubo, mas a exposição aos elementos.
– Não a deverá guardar em locais húmidos, pois poderá levar a uma deterioração dos materiais.
– Caso a bicicleta esteja guardada há muito tempo num local, é importante que seja limpa e lubrificada.
– A bicicleta deverá ser pendurada e não pousada no chão de forma a não interferir com a pressão dos pneus.
– Não é indicado cobrir a bicicleta com qualquer tipo de plástico, pois a “transpiração” dos materiais do mesmo poderão causar uma oxidação.
Com estes pequenos cuidados, poderá garantir uma maior durabilidade da sua bicicleta, além de evitar problemas maiores de segurança e conforto!