On the go: como reparar um pneu furado

On the go: como reparar um pneu furado

Os imprevistos podem acontecer em qualquer altura, e quando menos esperamos o azar bate à porta. Para quem utiliza a bicicleta no dia a dia, principalmente em ambientes urbanos, conhece bem a sensação de ter um pneu furado.

A maioria destes furos têm uma fácil reparação, pois na maioria dos casos são consequência de um prego ou outro material metálico no chão. Para estar sempre preparado e não estragar os planos do dia, convém ter sempre presente um kit de reparação rápida para pequenos furos. Claro que se o pneu rasgar ou possuir um furo de grande dimensão, será necessário substituir numa oficina.

O que fazer?

On the go: como reparar um pneu furado

A reparação de um pneu deve ser uma tarefa que todos os que utilizam uma bicicleta devem saber, especialmente aqueles que fazem viagens longas.

Se não sabe o que fazer quando surge este imprevisto, nós explicamos.

Materiais necessários

– Bomba manual de ar

– Bacia com água

– Kit de reparação (este kit deverá possuir cola, lixa, remendos ou adesivos de reparação) ou uma nova câmara-de-ar (caso seja necessário substituir)

On the go: como reparar um pneu furado

Na prática

On the go: como reparar um pneu furado

Felizmente, a reparação de um pneu furado é uma mecânica bem simples e não exige complicações ou conhecimentos avançados.

1- Remova a roda do pneu furado

Retire a roda da bicicleta para ter mais à vontade durante a reparação. Também aconselhamos a ter perto de si todo o material necessário para a intervenção.

2- Localize o furo na câmara-de-ar

Depois de retirar a câmara-de-ar do pneu da bicicleta, é essencial descobrir onde está o furo. Os furos grandes serão facilmente identificados, mas os mais pequenos poderão oferecer mais resistência. Para os encontrar deverá encher a câmara com a bomba de ar manual até descobrir onde se encontra o furo (caso não consiga encontrar mergulhe a câmara numa bacia com água e as bolhas de ar irão denunciar o furo). Se o furo se encontrar na região da válvula, é provável que a câmara-de-ar não tenha reparação.

3- Lixe o local do furo na câmara-de-ar

Utilize uma lixa própria que está no kit de reparação e lixe a zona do furo para retirar todas as impurezas.

4- Coloque o remendo na câmara-de-ar

Após lixar com cuidado a zona afetada, coloque uma camada fina de cola sobre a área raspada. De seguida coloque um adesivo ou remendo e deixe secar totalmente.

Para testar se o furo foi bem tapado, aconselhamos a encher a câmara-de-ar antes de a colocar na roda, para ver se existe alguma fuga.

5- Pontos finais

Depois de inspecionar as condições do aro e dos raios do pneu, deverá montar um lado do pneu no aro (desta forma terá espaço suficiente para meter a câmara de ar no sítio). Encha um pouco a câmara-de-ar para lhe dar forma e insira a válvula de ar através do orifício que se encontra no aro sem a torcer.

De seguida encaixe a parte restante do pneu em cima do aro, empurrando o seu rebordo para o centro. Tenha em atenção para que fique tudo no seu devido lugar.

Volte a colocar a roda no seu devido lugar e verifique as mudanças e os travões para garantir que tudo está no sítio.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo