Os maiores mitos da bicicleta

Os maiores mitos da bicicleta

Associados aos ciclistas e à sua companheira de duas rodas têm vindo a ser criados vários mitos da bicicleta, ou seja, afirmações que não têm qualquer fundamento de verdade, mas que se propagam com uma intensidade tão grande que as pessoas acreditam nos mesmos sem se questionarem.

Andar de bicicleta é para ricos

Os maiores mitos da bicicleta

A reputação da bicicleta como uma atividade reservada apenas a um certo grupo de pessoas, neste caso a classe alta, impede que novas pessoas experimentem andar de bicicleta. A verdade é que a bicicleta é o meio de transporte que permite reduzir mais custos a longo prazo e ainda melhora a nossa saúde.

As mulheres não andam de bicicleta

Os maiores mitos da bicicleta

De todos os mitos da bicicleta este é mais preconceituoso. Existem imensas mulheres que, todos os dias, utilizam a bicicleta como o seu meio de transporte. Aliás a mulher teve um papel muito importante e ativo na história da bicicleta, sendo este meio de transporte responsável um grande factor participante na emancipação das mulheres.

Não vejo muitas pessoas a pedalar

Os maiores mitos da bicicleta

Está comprovado que o ciclismo urbano está a crescer a cada dia que passa. Todos os dias existem mais pessoas a optar pela bicicleta como meio de transporte, dado que é muito mais económica, segura e prática. Infelizmente, esta afirmação está diretamente relacionada com outros dos mitos da bicicleta: só pedala quem tem mais dinheiro.

Andar de bicicleta é para jovens

Os maiores mitos da bicicleta

Andar de bicicleta é uma atividade para toda a gente e cada vez mais se vê na rua pessoas de todas as ideias a pedalar. Para além de ser uma ótima forma de transporte, a bicicleta junta vários amigos em passeios e proporciona a manutenção de um estilo de vida saudável.

Quem anda de bicicleta demora mais tempo

Os maiores mitos da bicicleta

Inúmeras experiências práticas realizadas em diferentes cidades do mundo comprovam exatamente o contrário. A bicicleta é o meio de transporte mais rápido na cidade nas horas de ponta. Os ciclistas podem utilizar a estrada e as ciclovias, conseguindo assim escapar ao tráfego intenso, além de poderem circular em zonas que não é permitida a passagem a carros, por exemplo, centros de cidades ou determinadas zonas urbanas.

Só anda de bicicleta quem não sabe conduzir

Os maiores mitos da bicicleta

Podemos considerar este mito como o “rei” da nossa lista. Os ciclistas ainda são vistos por várias pessoas da comunidade automobilista como o “aquele que não deveria frequentar a estrada” e por isso são muitas vezes desrespeitados. Na realidade os ciclistas sabem o código da estrada (pois para circular na mesma é obrigatório conhecer as regras de trânsito), maioritariamente também sabem conduzir e não são contra os carros, como costuma ser apregoado.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo