A evolução das bicicletas: o que mudou desde as bicicletas antigas até hoje

São várias as cores, os tamanhos e o design. Seu uso é diverso, podendo ir do lazer até ao trabalho. As bicicletas são adoradas por muitas pessoas e há mais de dois séculos, e actualmente ela se posiciona cada vez mais como um dos principais veículos de transporte nos centros urbanos, rompendo barreiras. Cada vez mais, modelos de bicicletas antigas são procurados, aliando a alta tecnologia ao aspecto vintage que dá aquele toque especial em qualquer bicicleta.

A evolução das bicicletas: o que mudou desde as bicicletas antigas até aos dias de hoje

Oficialmente, a bicicleta foi criada em 1818 pelo alemão Karl Friedrick  Christian Ludwing Van Sauerbroun Drais, mas constam registos que Leonardo Da Vinci já havia desenhado alguns protótipos no Século XV. No entanto, foi só em 1880 que foi criado o sistema de corrente atrelada à roda e movida pelo sistema de pedais. Este modelo foi a base para os diversos tipos de bicicletas antigas desde então.

 

Bicicletas de estradaA evolução das bicicletas: o que mudou desde as bicicletas antigas até aos dias de hoje

As bicicletas passaram por diversas modificações e a paixão por velocidade e a sensação de liberdade deram origem a modelos de bicicletas mais ligeiros, utilizados em estrada e também em corridas. Estas versões permitem que haja uma aerodinâmica maior entre o corpo do ciclista e a bike. É uma adaptação dos modelos de bicicletas antigas para outras formas de utilização.

 

Bicicletas dobráveisA evolução das bicicletas: o que mudou desde as bicicletas antigas até aos dias de hoje

A evolução foi tanta que modelos menores e mais compactos são muito procurados hoje em dia. Antes nunca imaginado, as versões dobráveis estão entre os grandes avanços desde a invenção das bicicletas antigas. Os novos modelos são leves e ocupam pouquíssimo espaço quando fechadas e oferecem uma excelente ergonomia na hora de pedalar.

 

Bicicletas clássicasA evolução das bicicletas: o que mudou desde as bicicletas antigas até aos dias de hoje

Os modelos clássicos nunca saem de moda! Eles hoje têm um toque vintage e cores que remetem à década de 50. Feitas de materiais modernos, elas por vezes têm o quadro em alumínio e sistemas de troca de velocidades. Depois da popularização das bicicletas antigas, estas são as mais comuns actualmente.

 

Uma curiosidade: A primeira fábrica de bicicletas foi criada em 1875 e chamava-se Michaux. A sua produção era em série.  Agora é só escolher a bicicleta que combina mais consigo e sair a pedalar para celebrar a Primavera!

 

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo