Como escolher a bicicleta perfeita

Como escolher a bicicleta perfeita

Felizmente, a paixão pela utilização da bicicleta como meio de transporte tem vindo a aumentar em vários países (e Portugal está a ganhar velocidade!), havendo por esse motivo uma maior procura pela bicicleta que melhor se adapta ao nosso estilo de vida. Para escolher a bicicleta perfeita devemos ter em atenção alguns fatores determinantes como, por exemplo, se somos muito ativos ou não, se queremos um meio de transporte mais citadino ou para trilhos mais rurais. Devemos também ter em atenção qual o tipo de manutenção que a nossa bicicleta irá necessitar a longo prazo.

Como escolher a bicicleta?

Como escolher a bicicleta perfeita

Antes de procedermos à compra da nossa companheira de duas rodas convém termos definido qual o nosso principal propósito: se é urbano, estrada ou para trilhos rurais. Podemos desde já pedir ajuda numa loja de bicicletas para nos esclarecer acerca das várias vantagens e desvantagens de cada um dos modelos.

Independentemente da nossa escolha há aspetos na bicicleta que devem ser sempre cumpridos para termos um maior conforto e liberdade de movimentos. Para os conhecer dê uma vista de olhos à nossa lista:

  1. Quadro da Bicicleta: esta é a característica principal na hora de escolher uma bicicleta. É fundamental que o quadro da bicicleta esteja ajustado à sua altura, pois só assim irá tirar o máximo partido deste meio de transporte.
  2. Selim confortável: um selim devidamente almofadado e adaptado às suas necessidades contribui para que a experiência de pedalar seja muito mais confortável.
  3. Protetor de Corrente: este acessório é essencial para proteger a corrente da sua bicicleta de possíveis danos e contribui para uma melhor manutenção do equipamento.
  4. Luzes: deve procurar uma bicicleta que dê para colocar luzes com baterias recarregáveis e convém que estas sejam fortes o suficiente para oferecer boa visibilidade.
  5. Campainha: deve ser durável e ter um sinal sonoro bastante audível.
  6. Cadeado: uma bicicleta com um bom cadeado é essencial para nos protegermos de possíveis furtos.

Manutenção da Bicicleta

Como escolher a bicicleta perfeita

Tal como qualquer outro meio de transporte, a bicicleta precisa de manutenção periódica especializada ao nível da afinação e lubrificação, reparação de danos e lavagens, pois só assim é possível rentabilizar ao máximo o investimento realizado e obter satisfação.

No dia a dia, cada um de nós pode realizar uma manutenção básica da bicicleta, prevenindo e antecipando possíveis problemas.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo