A preocupação com o meio ambiente tem sido bastante discutida e inúmeras cidades estão a implementar medidas, como a redução do tráfego automóvel, para garantir a mobilidade urbana e a sua sustentabilidade. Andar de bicicleta tem-se mostrado uma alternativa cada vez mais viável e já existem algumas cidades que se tornaram em excelentes exemplos.
Amesterdão, Holanda
Andar de bicicleta em Amesterdão é o quotidiano de qualquer um dos habitantes da cidade, apelidada como o centro europeu de bicicletas. Recentemente o governo abriu uma passagem especial no Rijksmuseum para que os ciclistas possam, em poucos minutos, atravessar a cidade.
Bogotá, Colômbia
A capital da Colômbia possui, para além de uma comunidade ciclística muito ativa, a maior rede de ciclovias na América Latina. A CicloRuta de Bogotá é ainda uma das maiores do mundo. Aqui, o hábito é andar de bicicleta para todo o lado, seja para o trabalho, seja para a prática de desporto.
Chengdu, China
Em Chengdu planeia-se a construção de uma cidade satélite que deverá servir como um modelo para o subúrbio moderno. O objetivo principal é ser capaz de viver e trabalhar dentro de um círculo de meia milha quadrada, incentivando assim os habitantes a andar de bicicleta.
Nova Iorque, USA
Desde 2011 que o Citibank implementou na cidade um sistema de partilha de bicicletas – CitiBike – com mais de 300 estações entre Manhattan e Brooklyn. O governo da cidade incentiva também a andar de bicicleta através do aumento de áreas pedonais e de ciclovias, proibindo a circulação de carros em algumas áreas emblemáticas como Times Square, Broadway, Herald Square, Central Park e Prospect Parks.
Oslo, Noruega
A capital da Noruega anunciou recentemente que irá proibir todo o tráfego motorizado no centro da cidade a partir de 2019. O município comprometeu-se a construir mais 60 km de ciclovias, melhorando assim as suas infraestruturas ciclísticas. Colocar a maioria dos cidadãos a andar de bicicleta é o principal objetivo do governo para garantir a sustentabilidade da cidade.
Paris, França
Desde que a cidade foi considerada uma das mais poluidoras do mundo, o município de Paris tomou medidas para reduzir significativamente o número de automóveis e o tráfego intenso. Neste momento, andar de bicicleta em Paris não é novidade para ninguém. A cidade possui cerca de 20 mil bicicletas em mais de 1800 estações, criando assim o maior sistema de partilha de bicicletas em todo o mundo.