Os dias mais frios chegaram em força e com eles a chuva, por vezes. Apesar que andar de bicicleta ser considerada uma atividade do quotidiano diário de muitas pessoas, andar de bicicleta à chuva ainda é considerado um grande problema. O desconforto é o principal argumento para quem desiste de utilizar este meio de duas rodas como meio de transporte. A pensar em quem não gosta de andar de bicicleta à chuva criamos uma lista de dicas para se proteger do frio e chuva e não deixar de usufruir do melhor meio de transporte.
Perca o medo da água
A chuva faz parte do ciclo natural das estações por isso não se vai livrar dela. O truque para andar de bicicleta à chuva é investir na compra de uma boa capa impermeável tipo poncho, com tecido leve e aberturas estratégicas para permitir que o calor do corpo e a transpiração evaporem.
Proteja as suas coisas
Invista em bolsas para selim e/ou quadro, pois estas são feitas a pensar em todos os estados meteorológicos. Evite pedalar com roupa permeável e objetos eletrónicos nos bolsos ou até utilizar mochilas que não estejam preparadas para a chuva.
Mantenha os pés secos
Apesar de não ser uma alternativa elegante, a utilização de fatos impermeáveis por cima da roupa é de facto a solução mais prática e eficaz. Também poderá optar por outros métodos como cobrir os pés com sacos de plástico.
Redobre a atenção
Nos dias de chuva o piso fica mais escorregadio devido ao óleo dos carros que se mistura com a água. Andar de bicicleta à chuva requer atenção redobrada ao tráfego, que se torna mais intenso e às poças de água, uma vez que estas podem esconder outros perigos.
Leve uma muda de roupa extra
Quando se anda de bicicleta à chuva é normal que vestuário como calças, meias e sapatos fiquem um pouco mais molhados ou sujos. É aconselhável levar consigo uma muda de roupa para quando chegar ao local de trabalho poder trocar, caso se sinta desconfortável. Para evitar esta situação aconselhamos a utilização de roupa desenhada especialmente para quem anda de bicicleta, onde poderá encontrar calças (entre outras peças de roupa) revestidas com repelente de água.
Lave a bicicleta após utilização
A água da chuva contém bastantes impurezas, portanto quando andar de bicicleta à chuva lembre-se de que no final deve, não só lavar a bicicleta, mas também ter em atenção a manutenção da mesma, principalmente em questões relacionada com a corrente, as mudanças, travões e pneus.