Bike buddy’s: o começo da aventura urbana

O medo e a insegurança de andar de bicicleta em meios urbanos são, certamente, sentimentos bastante bem conhecidos por todos aqueles que decidiram adotar este estilo de vida (ou transporte). Principalmente para os que começam e colocam milhares de dúvidas na cabeça sobre como se deve andar de bike na cidade, a insegurança pode ser algo bastante ameaçador para dar lanço à primeira pedalada.

E se tudo isto fosse mais fácil? Com ajuda de utilizadores de bike experientes em meios urbanos para o ajudar e dispostos a pedalar lado a lado, poderá dominar estas inseguranças e ser livre para ir onde quiser, quando quiser- desde que seja de bicicleta.

 

O que são os Bike Buddy’s?

Bike buddy's: o começo da aventura urbana

Este serviço foi criado pela MUBI – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta – e tem como principal objetivo ajudar quem se quer aventurar no asfalto urbano em bicicleta.

Constituído por voluntários, o projeto tem como objetivo acompanhar os utilizadores de bike mais inseguros para ir a qualquer lado (seja ele trabalho ou passeio) na cidade. Além da presença física (o que por si só já transmite uma certa tranquilidade e segurança) também têm como objetivo informar sobre as regras de trânsito, sinalização que é necessário fazer enquanto ciclista, as melhores rotas a tomar para chegar onde deseja de acordo com as necessidades de cada um, que tipo de equipamento é mais adequado para as deslocações e medidas de segurança a tomar para precaver qualquer tipo de acidente.

Além de todas estas dicas mais “formais” também existe uma partilha de conhecimento que só pode vir da experiência, e este serviço é uma ótima forma de partilhar essas experiências para uma viagem segura e agradável – os pequenos truques de quem sabe dão sempre jeito.

 

Como funciona?

Photo by Myleen Hollero

Para pedir um Bike Buddy basta aceder o site e preencher o formulário em questão. Além disso poderá selecionar por cidade – Braga, Aveiro, Entroncamento, Lisboa, Peniche, Porto e Vila Real – e ver quantos Bike Buddy’s se encontram disponíveis.

Depois basta combinar com o seu Buddy, após ter especificado qual era o maior problema, e fazer-se à estrada!

Também poderá partilhar e dar o seu testemunho no site ou pela rede social do serviço para encorajar outros que poderão estar na situação em que se encontrava. Assim pode ajudar alguém a ultrapassar todos os receios e seguir em linha reta para o mundo do ciclismo urbano.

 

Qualquer um pode utilizar?

Bike buddy's: o começo da aventura urbana

Sim. Aliás, a MUBI defende isso mesmo: da MUBI para todos.

Apenas devemos sublinhar que este serviço não pretende ensinar ninguém a andar de bicicleta, mas sim fomentar a utilização da bicicleta em meios urbanos através da ajuda a quem deseja realmente utilizar a bike como meio de transporte na cidade e poder desfrutar da experiência fantástica que é poder pedalar livremente.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo