8 ciclovias em Portugal

8 ciclovias para conhecer Portugal de norte a sul

É perfeitamente possível dar a volta em Portugal de bicicleta. Como? Pedale por estas 8 ciclovias para conhecer o país de ponta a ponta. Boa viagem!

Conhecer Ponte de Lima

O Rio Lima, praias fluviais, aldeias e parques de merenda fazem parte dos 25 km de ecovia do Rio Lima. E não só! Composta por cinco percursos distintos que coincide com o Caminho de Santigo, pode conhecer a região através das pistas Açudes, Lagoas, Refóios do Lima, Veigas e Laranja. Independente por onde pedalar, terá sempre a companhia da natureza.

Ciclovia ao longo do Rio Lima

Conhecer Guimarães – Fafe

De linha férrea abandonada a uma ciclovia de percurso natural quase 100% plano. Com uma extensão de 15 km, a ciclovia de Guimarães – Fafe estende-se por três percursos: Gandaresa, Lagoas e Moinhos. Todos permitem uma pedalada de dificuldade física baixa, pois o piso é maioritariamente de asfalto e com algumas pontes de madeira e passadiços em estacaria, que dão um charme em particular a esta ciclovia. Se repetente disfrutar de uma paisagem única de dunas e pinhas, não pode deixar de conhecer esta região!

Ciclovia de Guimarães – Fafe

Conhecer Coimbra

Coimbra tem mais encanto na despedida ou nas ciclovias? Só pedalando para descobrir. No Parque Linear e no Parque Verde do Mondego há duas pistas de 5 km de extensão para conhecer as zonas mais verdinhas da cidade.

Conhecer Leiria

Pedalar pela estrada Atlântica entre São Pedro de Moel e a Praia da Vieira junto ao mar é irrecusável, não é? As várias praias da região, o Farol de São Pedro e o vento serão uma companhia constante para pedalar e respirar o ar puro do atlântico enquanto percorre os 16 km da Ciclovia da Praia da Vieira. Essa ciclovia só tem uma dificuldade: resistir o convite do mar enquanto pedala!

Ciclovias em Leiria

Conhecer Lisboa

Colinas vs. ciclovias… Lisboa tem pistas para ciclistas de todos os gostos. Descubra a capital sobre duas rodas ao pedalar pelas várias ciclovias da cidade. Anotem os nomes, pois são mais de 35 km de pista para conhecer a capital: Parque Quinta da Granja, Parque da Quinta Mata Mouros, Jardim do Campo grande, Jardim da Amália Rodrigues, Parque Vale de Chelas, Telheiras, Entrecampos, Parque das Nações, Alvalade, Praça de Espanha, Arco do Cego, Cais do Sodré, Torre de Belém… Será que estamos esquecendo de mais alguma pista?

Conhecer Cascais

Se pretende conhecer um dos destinos mais sofisticados de Portugal não pode deixar de pedalar os 16 km da ciclovia do Guincho que liga a Marina de Cascais e a Praia do Guincho. Paisagens de tirar o fôlego e vistas incríveis são a maior companhia numa das ciclovias mais bonitas do litoral Português.

Conhecer Cascais

Conhecer o Dão

A antiga linha ferroviária entre Santa Comba Dão e Viseu, transformou-se na segunda maior ecopista de Portugal. São 49 km de pista para pedalar pelas cidades de Viseu, Tondela, Santa Comba Dão e também pelos montes e vales das mesmas, sempre ao lado do Rio Paiva até a foz do Rio Dão. Arrisco dizer que a ecopista do Dão é uma das mais lindas do país. Pelas curvas avistará consecutivamente uma vista incrível no meio da natureza. Pedale, surpreenda-se!

Ciclovias do Dão

Conhecer o Algarve numa das maiores ciclovias

O Algarve é um dos destinos mais populares de férias de Verão em Portugal. Se deseja pedalar próximo ao mar e conhecer 12 concelhos que fazem parte deste litoral meridional algarvio, nesta ciclovia tem 214 km para pedalar. Considerada a maior ciclovia do país, o percurso inicia em Bila do Bispo e vai até Albufeira, passando por cenários de deslumbramento e evasão como Cabo de São Vicente, Sagres, Vila Real de Santo António.

Ecovia do Algarve é a maior do país

*Fonte das imagens: ciclovia.pt

Escrito por Naiara Back – founder do blog “Aqueles que Viajam” e criadora do projeto Aqueles que viajam de bicicleta”, o qual tem como patrocinador oficial a Go By Bike. Ambos temos como missão inspirar as pessoas a terem experiências incríveis viajando pelo mundo de bicicleta.

 

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo