Andar de bicicleta pode ser uma experiência um pouco desanimadora, principalmente nos meses de inverno. Normalmente aliados a estes dias aparece também um dos maiores inimigos dos ciclistas: o vento! Para levar o nosso percurso a bom porto é necessário espírito positivo e seguir algumas dicas.
Planear o caminho é importante
Quando a previsão do tempo começa a antecipar tempos bruscos e com vento, o melhor a fazer é redefinir o seu trajeto por locais de menor altitude onde o vento não costuma ser tão forte. Locais com árvores, prédios altos ou muros são um bom exemplo de infraestruturas que o protegem da força do vento. Deve ainda verificar a previsão do tempo com uma maior regularidade para antecipar possíveis contratempos.
Encare o vento com atitude positiva
Ninguém conquista um objetivo com uma atitude pessimista, portanto encare o vento como um pequeno percalço. Em vez de lutar contra o vento, tente pedalar na mesma direção. Pense que andar de bicicleta com estas condições climatéricas lhe dará um grande treino de resistência, preparando-o para todos os cenários possíveis.
Baixe-se
A posição em que pode estar habituado a andar de bicicleta pode nem sempre ser a mais adequada em períodos de vento. Assim, um dos fatores mais importantes quando se pedala com muito vento é a posição. Para facilitar deverá apostar numa posição o mais aerodinâmica possível, segurando a parte de cima do guiador, com os braços a 90 graus e com o tronco abaixado.
Coloque a mudança mais adequada
Andar de bicicleta contra o vento é como subir uma montanha, logo diminua uma mudança ou duas para manter um ritmo agradável e estável. Isto significa que terá de pedalar mais devagar, mas em compensação estará a aplicar apenas a energia necessária para atingir o seu objetivo.
Experimente pedalar em grupo para manter o ânimo
Se estiver a andar de bicicleta em grupo é importante trocar com os seus companheiros de viagem quem está na “frente de combate”. Assim o esforço despendido por todos é muito menor, uma vez que é partilhado rotativamente e a chegada ao destino também é mais rápida.
Cuidados a ter
Os ventos cruzados podem facilmente tornar-se no seu pior inimigo. Não deve usar rodas com perfil alto e, se estiver a pedalar em grupo, tenha em atenção a sua posição, ou seja, não deve estar posicionado exatamente atrás do ciclista que está na sua frente, mas ligeiramente ao lado do mesmo.