Bicicletas no Mundo: As 5 cidades mais bike friendly

Bicicletas pelo Mundo: As 5 cidades mais “bike friendly”

Hoje em dia há cada vez mais pessoas interessadas em pisar a fundo o pedal das bicicletas e movimentar-se seja por lazer ou por necessidade pelas ruas da cidade onde se encontram. Moradores, turistas, curiosos, entusiastas, práticos ou saudáveis, muitos são aqueles que actualmente trocam as quatro rodas pelas duas. Mas será assim em todo o lado?

Existem cidades que são mais adeptas das bicicletas do que outras, porque a própria cidade é por si só mais bike friendly, oferecendo boas condições para os ciclistas, boa acessibilidade e uma cultura em que a bicicleta é vista com respeito. Conheça as melhores cidades para pedalar e que servem de inspiração para os ciclistas urbanos de todo o mundo.

 

Amesterdão, a capital das bicicletasBicicletas1

Numa cidade em que vivem perto de 750 mil pessoas e dessas 600 mil usam as bicicletas como principal meio de transporte, não é de admirar que seja considerada a capital das bicicletas a nível mundial. Existem mais de 400 quilómetros de ciclovias, com passeios pensados para os ciclistas, não esquecendo os estacionamentos especiais que podem receber até 7 mil bicicletas ao mesmo tempo! O ideal é ter uma das nossas bicicletas antigas para se destacar das outras e não esquecer onde a deixou.

 

Barcelona e os acessos para bicicletasBicicletas no Mundo: As 5 cidades mais bike friendly

Tal como acontece em Amesterdão, em Barcelona existem passeios específicos para os ciclistas pedalarem pelos pontos principais da cidade. O metro está também preparado para transportar as bicicletas, mas é preciso ter em atenção o horário de ponta (impossível de passar com uma bike) e as carruagens certas. Existem também inúmeras empresas que alugam bicicletas por toda a cidade.

 

Berlim, uma das cidades com mais cicloviasBicicletas no Mundo: As 5 cidades mais bike friendly

A cidade é uma das mais dedicada às bicicletas, já que todas as suas estradas têm ciclovias para poderem ser usadas por qualquer pessoa, tendo actualmente 620 quilómetros em ciclovias e 190 quilómetros em outros trilhos especiais. Há também muitas lojas que alugam bicicletas para passeios diários, por perto de 8€ ou então inscrevendo-se no programa da cidade que garante mais vantagens.

 

Paris e a evolução no mundo das bicicletasBicicletas no Mundo: As 5 cidades mais bike friendly

Desde 2007 que a cidade de Paris se tornou mais dedicada às bicicletas, quando o sistema Velib foi introduzido, contudo contrariamente às restantes, tem um número mais reduzido de ciclovias. Para se deslocarem de bicicleta os ciclistas fazem geralmente as suas viagens junto ao trânsito principal. Existem cerca de 20 mil bicicletas disponíveis 24 horas por dia, sendo os primeiros 30 minutos gratuitos.

 

Miami e a vontade de fazer melhorBicicletas no Mundo: As 5 cidades mais bike friendly

É uma das cidades que tem alterado as suas características para que as bicicletas tenham, finalmente, um papel importante no dia a dia dos moradores e turistas que cheguem até ela. Existe já uma boa rede de ciclovias, mais de 100 estações de aluguer e ainda a opção de usar uma bicicleta de forma gratuita por 30 minutos, numa das muitas disponíveis por toda a cidade.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo