BragaMove, uma escolha mais consciente na mobilidade

O tema da mobilidade, constantemente debatido em Braga, é um problema que afeta a qualidade de vida das pessoas. Neste sentido, surgiu a BragaMove, um projeto que pretende fazer os cidadãos de Braga (re)pensarem a sua mobilidade, com foco em atitudes mais responsáveis.

Por isso, a principal missão é motivar escolhas mais conscientes no que diz respeito à mobilidade.

A fonte inspiradora deste projeto foi o mapa “metrominuto”, executado no âmbito do plano de mobilidade do Ayuntamiento de Pontevedra, na Galiza.

Numa primeira fase, a BragaMove pretende utilizar a zona pedonal e ciclável que já existe na zona de Braga. Juntamente com as infraestruturas que servem a cidade, a ideia consiste em analisar de que forma todos estes componentes interligados podem contribuir para a mobilidade diária dos cidadãos.

Para o efeito, foram desenvolvidos inicialmente dois mapas: pedonal e ciclável.

De uma forma geral, cada mapa corresponde a um conjunto de  informação relativa ao tempo e distância entre pontos estratégicos da cidade.

Ambos os mapas consideram como ponto central a Praça da República e têm o mesmo objetivo: mostrar possibilidades de percursos facilmente realizáveis. Os dois mapas consideram pontos estratégicos como zonas de comércio, indústria, interfaces de transportes, locais agregadores ou centrais, zonas universitárias, zonas de lazer e de desporto.

No mapa pedonal foram definidos percursos com informação sobre a distância, o tempo de percurso e a experiência do percurso percorrido, consoante seja mais ou menos agradável. Foram também incluídos parques de estacionamento automóvel pagos e gratuitos, assinalados junto de uma ligação próxima para chegar ao destino pretendido.

No mapa ciclável foram definidos percursos com a duração máxima de 30 minutos a partir do ponto central, com informação sobre a sua distância, duração e declive. Este mapa foi preparado com base na utilização de uma bicicleta sem assistência elétrica.

A iniciativa de formação deste grupo partiu do Paulo Silva, o fundador e coordenador do grupo e do projeto. Convidamos a visita ao nosso site da BragaMove, onde são disponibilizados os mapas e outras informações. Este  projeto está aberto a sugestões por parte de quem quiser contribuir. Para esse efeito, poderá ser utilizado o e-mail geral@bragamove.pt.

A ideia é alargar a área de ação a outras atividades relacionadas com a mobilidade urbana.

Mapas desenhados pela BragaMove:

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo